Aluno da Ufam é premiado em Competição Internacional de Engenharia

O estudante da Ufam, Felipe Monteiro. Foto: Divulgação/Ufam

Aluno do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Felipe Monteiro, é o primeiro brasileiro premiado no ACM Student Research Competition. O evento é promovido pela International Symposium on Foundations of Software Engineering (FSE).

Sob orientação do professor Lucas Cordeiro, Felipe apresentou o trabalho ‘Verificação de modelos limitados de sistemas digitais Estado-Espaço’ que defende a aplicação de técnica conhecida como Bounded Model Checking na verificação de propriedades de controladores digitais de ponto fixo. Os controladores são componentes utilizados em vários tipos de sistemas, desde roteadores de internet até aviões e foguetes.

Felipe chegou ao final da competição com dois alunos da Universidade de Washington (Seattle/EUA), sob a orientação do mesmo professor. Cordeiro, avalia o feito como uma conquista notável e que deve ser comemorada com muito orgulho. “O FSE é um grande evento internacional que reúne os melhores nomes na área de engenharia de software e ficamos muito felizes de que nesta edição a Ufam tenha obtido tão inédita premiação”, comenta o orientador.

Comitiva da Ufam do evento. Foto: Divulgação/Ufam

O aluno também explica que a ACM seleciona os trabalhos mais influentes em diferentes ramos da Computação para aplicar à competição. A seleção acontece em várias fases, sendo que na última, os alunos fazem apresentação de 10 minutos sobre a pesquisa e o comitê seleciona os vencedores. O evento ocorreu de 13 e 18 de novembro de 2016, na cidade de Seattle, EUA.

Sobre o evento

A Association for Computing Machinery é uma das organizações mais importantes para pesquisa na área.  Ela promove anualmente a ACM Student Research Competition, que é sediada após seleção criteriosa, nas conferências mais influentes sobre Computação.

Os alunos interessados devem submeter artigo científico, que será revisado pelos organizadores da conferência. Após aprovação, os representantes dos artigos recebem US$ 500,00 para viajarem até o local de apresentação. Onde levam posters com o resumo do trabalho e são avaliados por um comitê especializado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade