Acre comemora 55 anos de elevação a Estado; conheça a história

Foto:Reprodução/Agência Acre

Nesta quinta-feira, 15 de junho, o Acre celebra 55 anos de sua proclamação como Estado.

A história do Acre Território – o primeiro de outros que seriam criados pelo governo brasileiro – começa logo após o fim da Revolução Acreana, em 1903. O status de Território representou, além da criação dos Departamentos do Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá, a submissão econômica e política do Acre à União.

Após longos conflitos políticos e a decadência econômica da região no fim do Ciclo da Borracha, em 1946, o Território do Acre recebe seu novo governador indicado pela União, o experiente militar José Guiomard dos Santos. Ele foi responsável por grandes avanços no Território do Acre, promovendo transformações de ordem econômica, social e cultural.

Mas só após seu governo, na campanha eleitoral para o primeiro mandato federal, que ele manifestou o desejo de transformar o Acre em Estado, reforçando o Movimento Autonomista até então enfraquecido pela crise econômica. E em 1954, quando exercia o segundo mandato parlamentar, apresentou o projeto e saiu nas cidades e vilas do Território, participando de comícios e reuniões, esclarecendo a população sobre a ideia.

O projeto de mudança, porém, foi aprovado pelo Congresso Nacional somente em 1961. E no dia 15 de junho de 1962, o presidente da República, João Goulart, e o então primeiro-ministro, Tancredo Neves, assinaram a sanção que transformou o Acre em Estado da República Federativa do Brasil.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade