224° Círio de Nazaré espera reunir mais de 5 milhões de pessoas em Belém

Uma missa na Basílica Santuário de Nazaré marcou a abertura oficial da 224ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, nesta terça-feira (4), em Belém (PA). Com o tema ‘Salve Rainha, Mãe de Misericórdia’, a celebração à Padroeira do povo paraense e Rainha da Amazônia acontece no segundo domingo de outubro. Assim, dia 9, às 5h, haverá a Missa Campal com Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém, na Igreja da Sé. Em seguida, às 6h, acontece a saída da procissão em direção à Praça Santuário de Nazaré, em um trajeto de 3,6 quilômetros.

De acordo com o diretor-coordenador do Círio 2016, Roberto Souza, anualmente o evento, que é uma das maiores procissões católicas do mundo, reúne pelo menos dois milhões de romeiros que caminham em homenagem à padroeira. “Isso apenas no Círio, domingo. Como temos 12 procissões, um estudo do Dieese aponta que cinco milhões de pessoas participam de todo o evento. Mas a gente considera que a mesma pessoa pode participar de várias procissões”, explica.

Romaria fluvial é uma das mais conhecidas. Foto: Reprodução/Círio de Nazaré
Segundo Souza, 40 entidades estão envolvidas com o Círio. Entre elas, mais de 23 mil pessoas prestam serviços como segurança, atendimento médico, monitoramento do trânsito, entre outros. “A gente tem feito um trabalho que procura sempre preservar a segurança das pessoas que vão participar das romarias. Tudo é programado junto aos órgãos e, se Deus quiser, vamos fazer mais um Círio abençoado, sem nenhum tipo de problema grave”, disse. Entre as entidades estão a Polícia Militar, Marinha e Cruz Vermelha, por exemplo.

Outro serviço, de acordo com o Governo do Pará, é o atendimento à turistas estrangeiros nas línguas espanhola e inglesa. Se houver necessidade de registrar algum tipo de ocorrência policial, basta o turista estrangeiro acionar o número de emergência 911, usado nos Estados Unidos, e o 912, usado na Europa, que automaticamente a ligação será redirecionada para os plantonistas do Centro Integrado de Operações (CIOP), que também atende no 190. São 60 policiais, incluindo oficiais, capacitados para agir na área de segurança em apoio aos turistas, nos principais pontos de visitação da capital.

Na programação, 12 romarias oficiais fazem parte da quadra nazarena. As procissões iniciam na sexta-feira (7) com o traslado da Imagem Peregrina para o município de Ananindeua e finalizam com o Recírio, no dia 24 de outubro. Entre as mais conhecidas estão a Romaria Fluvial e a Romaria da Juventude. Confira a programação completa

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pioneiro no ensino de música no Amapá, Nonato Leal é anunciado ‘Patrono da Educação em 2025’

Leal, aos 97 anos, faz parte dos primeiros professores do atual Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima.

Leia também

Publicidade