Veja lista dos 50 filmes selecionados para o ‘Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023’

A quinta edição será entre 22 a 25 de agosto, com entrada gratuita, no Teatro Amazonas, em Manaus (AM).

O ‘Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte‘ anuncia os 50 filmes selecionados para a programação de 2023. Em sua quinta edição, o festival será realizado de 22 a 25 de agosto, com as principais mostras no Teatro Amazonas e outras atividades em espaços culturais no Centro de Manaus (AM). Todas as atividades são gratuitas.

No total, 16 curtas-metragens concorrem aos prêmios da ‘Mostra Amazônia’. Dedicada exclusivamente para obras dos Estados da Amazônia Legal, a mostra competitiva vai premiar Melhor Filme do Júri e do Público, Direção, dois prêmios de Melhor Atuação, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som. 

Filmes de outras regiões fora da Amazônia estarão na Mostra Outros Nortes, que terá 12 obras. A Mostra Olhar Panorâmico, que nesta edição terá 10 obras, será exclusivamente on-line com filmes amazônicos que não estão na mostra principal.

Festival acontece no Teatro Amazonas, em Manaus. Foto: Michel Dantas/SEC AM

Para o público infanto-juvenil, foram selecionados seis filmes na Mostra Olhinho. O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte ainda terá filmes convidados, entre eles três curtas/médias e três longas-metragens que terão exibições especiais na abertura e encerramento da programação. 

“O quinto Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte chega com um sentimento de que o caminho percorrido desde a primeira edição nos fez chegar à nossa curadoria mais madura e contundente politicamente. Sempre foi uma constante nossa não estabelecer temáticas e estilos muito definidos, tendo em vista a abrangência de ideias e propostas artísticas que a vida nas cidades da Amazônia pode proporcionar, e com isso temos filmes que passeiam por caminhos diferentes, mas que demonstram saber de onde são, e que função desempenham. Nos próximos dias exibiremos 50 filmes que foram realizados entre o fim de um ciclo de destruição e o reinício de um período com mais possibilidades de criação e pensamento. É a nossa edição com mais filmes de temática indígena, e com mais filmes dirigidos por mulheres. Obras de realizadores que se colocam como participantes de um momento de efervescência política e cultural, e que também apontam caminhos particulares como linguagem de cinema. Esta também é a edição com nosso maior potencial de público, tendo em vista a nossa continuidade no Teatro Amazonas, e a plateia que já construímos com o tempo. Esperamos vocês nos dias 22 a 25 de agosto para celebrarmos a produção do instigante cinema brasileiro contemporâneo, que tem na Amazônia uma de suas forças mais particulares”.

Carta da curadoria, assinada por Diego Bauer, Victor Kaleb e Flávia Abtibol, curadores desta edição.

Para o público infanto-juvenil, foram selecionados seis filmes na Mostra Olhinho. O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte ainda terá filmes convidados, entre eles três curtas/médias e três longas-metragens que terão exibições especiais na abertura e encerramento da programação. 

Amazônia Legal 

Pela primeira vez, o festival abriu inscrições para toda a Amazônia Legal, incluindo a possibilidade de cineastas e realizadores do Maranhão e Mato Grosso se inscreverem na mostra principal, chamada Amazônia.

Conforme ocorreu na edição anterior, as principais mostras de 2023 serão exibidas no Teatro Amazonas, além da programação paralela com exibições e atividades de formação, que serão realizadas em outros espaços culturais no Centro de Manaus.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a possibilidade de intercâmbio de experiências entre realizadores do audiovisual de toda a Amazônia é um dos aspectos mais importantes do festival. “Ter o Teatro Amazonas como palco desse rico intercâmbio também é muito gratificante, pois contempla realizadores, com incentivo e reconhecimento, além de fomentar a criação de público”, afirma o secretário.

O ‘5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte‘ é uma realização da Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Cine Set, IAI Promoções e Sonoraplay.

Confira a lista dos filmes selecionados: 

MOSTRA AMAZÔNIA


A mostra competitiva recebe filmes produzidos nos seguintes Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os selecionados irão disputar prêmios de Melhor Filme do Júri e do Público, Direção, dois prêmios de Melhor Atuação, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som.

Ao Lado da Estrada; Dir. Ricardo Chetuan, RR
Alexandrina – Um Relâmpago; Dir. Keila Sankofa, AM
Ana Rúbia; Dir. Diego Baraldi e Íris Alves Lacerda, MT
Bebé; Dir. Isadora Lis, PA
Cabana; Dir. Adriana de Faria, PA
Cem Pillum – A História do Dilúvio; Dir. Thiago Morais, AM
Controle; Dir. Ricardo Manjaro, AM
Desentupidor; Dir. Jimmy Christian, AM
Ela Mora Logo Ali; Dir. Fabiano Barros e Rafael Rogante, RO
Galeria Decolonial; Dir. Ana Lígia Pimentel, AM
Mãri hi – A Árvore do Sonho; Dir. Morzaniel Ɨramari, RR
Maués, A Garça; Dir. Isabelle Amsterdam, AC
Meus Pais, Meus Atores Preferidos; Dir. Gabriel Bravo de Lima, AM
Resistência; Dir. Juraci Junior, RO
Revoada; Dir. Rafael Ramos, AM
Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando; Dir. Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, RR

OLHAR PANORÂMICO


Coro-dos-Amantes (Lovers Chorus); Dir. Tércio Silva, AM
Em Cantos do Gurupi; Dir. Judite Nascimento e San Marcelo, PA
Essa Terra É Meu Quilombo; Dir. Rayane Penha, AP
Kumarú: Cura, Força e Resistência; Dir. João de Paula, PA
La Creación; Dir. Valentina Ricardo, AM
Prazer, Ana; Dir. Sarah Margarido, AM
Tapuia; Dir. Begê Muniz e Kay Sara, AM
Tédio; Dir. Victor Sandiogo, AM
Um Dia de Manaus; Dir. André Cavalcante Pereira, AM
Yuri u xëatima thë – A Pesca com Timbó; Dir. Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, RR

OUTROS NORTES
Voltada para os demais Estados do Brasil ou de filmes comandados por diretores brasileiros, a Outros Nortes é uma mostra competitiva que concederá os seguintes prêmios: Melhor Filme e até duas menções honrosas, escolhidos por voto do público pelo júri formado pelo Cine Set, que possui entre os integrantes membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Big Bang; Dir. Carlos Segundo, MG
Bucho de Peixe; Dir. Johann Jean, RN
Das Águas; Adalberto Oliveira e Tiago Martins, PE
Garotos Ingleses; Dir. Marcus Curvelo, BA
Memórias do Fogo; Dir. Rita de Cássia Melo Santos; Leandro Olímpio; Irineu Cruzeiro Neto, PB
Mulheres Árvores; Dir. Wara, CE
Nada Haver; Dir. Juliano Gomes, RJ
Ñande MbaraeteI Katu – Juntos Vamos nos Fortalecer; Cristian Cancino, SP
O Último Domingo; Dir. Renan Barbosa e Joana Claude, RJ
Quebra Panela; Dir. Rafael Anaroli, PE
Soberane Dir. Wara CE
Solos; Dir. Pedro Vargas, SP

MOSTRA OLHINHO – não-competitiva e infanto-juvenil

A Aposta; Dir. Juan Lopes e Kennedy Costa, AM
Ciranda Feiticeira; Dir. Lula Gonzaga e Tiago Delácio, PE
Mamulengo; Dir. Augustto Gomes, AM
Minha Velha Amiga Dukkha; Dir. Felipe Santoro e Isabella Bittencourt Gil Xavier, RS
Sadako – A Lenda dos Mil Tsurus; Dir. Isadora Zillo e Jonatas Ferreira, PR
Super-Herói do Clipe no Meio da Praça; Dir. Felipe Aufiero, PR

FILMES CONVIDADOS


A Estratégia da Fome; Dir. Walter Fernandes Jr., AM
Castanho; Dir. Adanilo, AM
Ensaio de Despedida; Dir. Eric Lima, AM

LONGA DE ABERTURA

A Flor do Buriti; Dir. João Salaviza e Renée Nader Messora, TO

LONGA CONVIDADO


Mato Seco Em Chamas; Dir. Adirley Queiroz e Joana Pimenta, DF

LONGA DE ENCERRAMENTO

Eureka; Dir. Lisandro Alonso, (França, Argentina, Portugal, Alemanha, México)
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Funai divulga imagens de indígenas isolados nas TIs Massaco e Kawahiva, na Amazônia Legal

O monitoramento é feito a partir de expedições, sobrevoos e de presença permanente, em parceria com outros órgãos ambientais e de segurança pública.

Leia também

Publicidade