Plumária indígena atrai visitantes no Museu de Arte do Rio de Janeiro

O Museu do Índio/Funai exibe parte do seu acervo de plumária na exposição ‘Leopoldina, a princesa da Independência, das artes e da ciência’ no Museu de Arte do Rio (MAR). São 17 peças que ilustram a produção cultural dos povos indígenas brasileiros visitados pela expedição científica de Carl von Martius e Johann Baptiste von Spix.

As peças estão na exposição ‘Leopoldina’. Foto: Divulgação
Os naturalistas participaram da Missão Científica Austro-Alemã, entre os anos de 1817 e 1820, no período da Independência. A missão enviada pelos reinos da Áustria e da Baviera tinha como finalidade acompanhar a princesa Leopoldina ao Brasil para se casar com o futuro imperador D. Pedro I. Von Martius e Spix estudaram e documentaram diversas línguas indígenas do País, demonstrando interesse pelo conhecimento desses povos.
A exposição, assinada por Luis Carlos Antonelli, Paulo Herkenhoff e Solange Godoy, sob a curadoria adjunta de Pieter Tjabbes, vem atraindo variados tipos de público. Outras instituições também participam da mostra, entre elas o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP) e Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade