Mostra sobre trabalho do fotógrafo Luiz Braga terá programação gratuita em Belém

Fotografia de Luiz Braga na exposição. Foto: Divulgação/Agência Pará

O Museu do Estado do Pará (MEP) recebe no período de 10 de setembro a 17 de novembro a mostra “Retumbante Natureza Humanizada”, do fotógrafo paraense Luiz Braga. Com curadoria e pesquisa de Diógenes Moura, a exposição traça um panorama inédito da obra do artista, desde os primeiros registros, em Belém, nos anos 1970, até os trabalhos mais recentes, quando precisou reinventar o olhar para superar as barreiras impostas pela violência nas grandes cidades, e aportar em cenários mais seguros, como a Ilha do Marajó. E foi no cenário marajoara que nasceu a série “Night Visions”, a partir dos experimentos com filmes infravermelhos.

Os visitantes da mostra terão oportunidade de passear pelas quase 130 imagens – coloridas e em preto e branco – produzidas entre 1976 e 2014. Também haverá uma programação paralela ao longo da exposição. Este mês, durante a abertura, no dia 10, o fotógrafo e o curador farão visita guiada, às 10 h; no dia 14 (quarta-feira), às 19h30, o Programa Roda da Memória do MEP, que mostra trabalhos importantes produzidos por artistas locais, terá como convidado Luiz Braga, e no dia 18 (domingo) será feita uma visita guiada pelo bairro da Cidade Velha, com Michel Pinho.
A exposição “Retumbante Natureza Humanizada” esteve no Sesc Pinheiros, em São Paulo (SP), e ganhou o prêmio de melhor exposição fotográfica de 2014, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Luiz Braga ressalta que a exposição “Retumbante Natureza Humanizada” é a “chance de conhecer obras e personagens que fazem parte dos meus 40 anos de fotografia”.
Programação gratuita
13/10 – Palestra “Os sem nome de Luiz Braga”, com o professor Dr. Ernani Chaves (UFPA), às 19h30
15/10 – Aulão fotográfico sobre retrato com Luiz Braga, às 10h
Serviço
 
Mostra “Retumbante Natureza Humanizada”, do fotógrafo Luiz Braga. Abertura no dia 10 de setembro, às 10 h, com visitação até 17 de novembro. Local: Museu do Estado do Pará (MEP), na Praça D. Pedro II, s/n, Cidade Velha. Mais informações: (91) 4009-9812 e 4009-9331.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade