Festival Internacional de Compositoras ‘Sonora PVH’ acontecerá em março a abril de 2021​

Considerado o maior Festival de compositoras do mundo, o Sonora chega a sua 3ª edição em Porto Velho em ambiente online, ofertando exibição de shows e oficinas.

Reafirmando seu lugar no calendário musical brasileiro, o Festival Internacional de Compositoras – Sonora PVH – projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc realizará sua terceira edição nos meses de março a abril de 2021 com uma programação totalmente gratuita. O projeto, desenvolvido e coordenado em Porto Velho acontecerá pela primeira vez exclusivamente em plataformas digitais.
Foto: Divulgação

O Sonora PVH ofertará uma programação que inclui a exibição de 5 dias de shows com compositoras locais, entrevistas e oficinas, fortalecendo o objetivo principal da organização nacional do Festival que é incentivar e difundir a força das mulheres compositoras. Dentre as artistas já confirmadas, fazem parte da programação de shows as artistas Marcela Bonfim, Kali, Gabriê e Paulina Aisllin. Para as mulheres que desejam integrar a programação do Festival, será divulgado um edital em breve com a regulamentação das inscrições.

Uma novidade desta edição é o Sonora LAB, um laboratório criativo que visa à formação e capacitação das mulheres rondonienses para o mercado musical, contribuindo com a profissionalização dessas artistas. O laboratório será composto por 7 oficinas culturais gratuitas, ministradas por experientes facilitadoras exclusivamente para mulheres cis e trans. Segundo a coordenadora geral do Sonora, Izabela Lima, as atividades ofertadas pelo Festival “têm como intuito promover trocas de experiências, informação e conteúdo de base visando uma atuação inclusiva, diversificada e potencializadora das artistas. Esse intercâmbio poderá ser um espaço de empoderamento e geração de renda de artistas mulheres em tempos de pandemia.” Respeitando os protocolos de saúde pública vigentes, toda a programação desta edição (incluindo as oficinas) acontecerá de maneira online nas redes sociais oficiais do Festival e no YouTube. 

Foto: Divulgação

Sobre o Festival Sonora

O “Sonora – Festival Internacional de Compositoras”, hoje considerado o maior do mundo em sua categoria, nasceu da iniciativa da musicista mineira Deh Mussulini em dar visibilidades às mulheres compositoras do Brasil, quebrando o imaginário de que existem poucas artistas que criam sua própria arte musical em nosso País. A partir da viralização da hashtag #mulherescriando, Deh e as compositoras Flávia Ellen, Amorina e Bia Nogueira (Belo Horizonte); Ana Luisa Barral (Salvador), LaBaq (São Paulo), Ilessi (Rio de Janeiro) e Isabella Bretz (BH, Lisboa e Dublin); idealizaram em conjunto o Festival Sonora. Assim, o evento que posteriormente foi integrando outras artistas, vem cumprindo desde 2016 o seu objetivo de dar visibilidade e promover a mulher compositora.

Confira como foi a edição 2019 do Sonora PVH:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade