Festival de dança tem objetivo de valorizar arte produzida pelas mulheres de Mato Grosso

Evento será realizado em formato híbrido, online e presencial, neste sábado (20) e domingo (21)

O “Festival Mulheres que Dançam”, evento que promete dar visibilidade ao protagonismo feminino na dança de Mato Grosso e ampliar o acesso a capacitação artística, será realizado em formato hibrido (online e presencial) nos dias 20 e 21 de março. Na programação estão Mostra de Danças e Workshops online. O projeto é um dos selecionados no Edital Circuito Mostras e Festivais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Cerca de 340 pessoas se inscreveram para participar dos workshops, que serão gratuitos e com profissionais de dança renomadas. No formato online e com duração de duas horas cada um, os workshops serão ministrados pelas bailarinas Lunah Farah (Dança do Ventre), Tainara Cerqueira (Dança Afro), Joy Mahasinn (Dança Cigana) e Raquel Cabaneco (Hip Hop).

Foto: Divulgação

Para quem é de Cuiabá e não conseguiu se inscrever, pode entrar em contato com o Instituto Casarão das Artes, ponto parceiro do festival, localizado no bairro Pedra 90. Foram disponibilizadas 20 vagas para quem tiver interesse em fazer os workshops no local. A inscrição pode ser feita diretamente com o Casarão pelo telefone (65) 99908-5943.

O festival também será palco para bailarinas se apresentarem na Mostra de Dança. Com caráter não competitivo, tem o objetivo de valorizar e promover a arte produzida por mulheres, bailarinas profissionais e amadoras de diversas modalidades de dança, nas categorias: Videodança e Palco.

Na categoria Palco as coreografias serão realizadas no Cine Teatro Cuiabá, respeitando os limites de ocupação do teatro e do palco, bem como as medidas de proteção à covid-19, definidos nos decretos e regulamentos de biossegurança. Não haverá público presente.

Na categoria Videodança, foram selecionados vídeos de até 4 minutos enviados por grupos e bailarinas de todo o Estado. Todas as coreografias serão transmitidas nos dias 20 e 21 de março, às 19 horas (horário de Cuiabá), via LIVE no canal do Youtube do Cine Teatro Cuiabá.

Para a proponente Clarissa Coelho Azevedo (Clara Azevedo), “o evento impactará diretamente mulheres artistas da dança em uma escala intangível, pois além da visibilidade ao trabalho delas, tornam-se espelho para muitas meninas e mulheres ao destacar a importância da presença feminina no cenário artístico”.

Clara Azevedo é produtora cultural na área da Dança, é reconhecida no cenário local devido à realização de diversos workshops, mostra de dança e festivais, que produziu e beneficiaram a formação de muitas bailarinas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Os cantores do rádio na Manaus de outrora

O rádio em todo país, e muito especialmente no Amazonas, possibilitou a consolidação de gêneros musicais e teve importante participação na formação política do Brasil.

Leia também

Publicidade