As aulas serão ministradas pelo professor mineiro Leandro Barreto Dutra, conhecido por suas atuações nas áreas de dança e teatro, estando à frente da companhia Jaboque, em Belo Horizonte, e lecionando dança no projeto social ‘Gente em Primeiro Lugar’.
Ao longo dessas 30h de conteúdo, o curso tem como intuito descobrir o palhaço pessoal de cada ser humano, conforme explica o professor. “Acreditamos que em cada pessoa mora um palhaço escondido e que, com as devidas técnicas, pode ser libertado. As oficinas serão recheadas de jogos e dinâmicas que possibilitam o conhecer a si mesmo e o estar vivo no mundo”, comenta.
O curso terá um investimento mensal de R$ 120, que será revertido para os custos da casa e a manutenção do projeto de desenvolvimento social Caminhos do Frei, que o Instituto Amazônia realiza junto à comunidade local, e da qual a iniciativa Caminhos da Arte participa oferecendo aulas de balé, teatro, dança de salão, arte circense, entre outras modalidades, reservando parte das vagas para os moradores da Comunidade São Vicente, de forma gratuita.
O curso será finalizado com uma saída de palhaços às ruas do Centro com a ideia da experimentação, unindo teoria e prática. As vagas são limitadas. Para mais informações e inscrições, entrar em contato com a produção pelos números: (92) 99982-3700 e (92) 99129-1779. Os interessados podem, ainda, se dirigir à casa Caminhos da Arte que fica aberta das 09h às 12h e das 14h às 20h.
Leandro Barreto
Envolvido com artes cênicas desde 2006, na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Leandro Barreto possui experiência em circo com atuações em tecido aéreo acrobático, malabares, arame, pirofagia e trapézio fixo.
Dentre as companhias de teatro por onde passou destacam-se o grupo PauLatino (Espaço Mezcla de Cultura Latino-americana) e a Companhia de Artes Nissi, onde realizou turnês no Sul, Nordeste e Sudeste do Brasil com a peça – A Diretoria.