As inscrições para a “Mostra Protótipo”, da Cultura Rede de Comunicação, foram prorrogadas até sexta-feira (27). O projeto vai contemplar novos projetos musicais e 10 artistas. A seleção é realizada por meio de edital lançado no Portal Cultura. Os 10 artistas selecionados ganham R$ 4 mil como cachê, participam de show e concorrem na votação popular para gravação de videoclipe.
Para celebrar o sucesso do projeto, em junho a Cultura realiza a “Mostra Protótipo” com os artistas selecionados, que apresentam um pequeno repertório de sua autoria no show, que será gravado e exibido pela Cultura. Entre os 10 artistas selecionados, um deve ser escolhido por votação online, no Portal Cultura, e terá direito à gravação de videoclipe realizado pela TV Cultura do Pará.
“A cena musical paraense é enorme. Nós temos grupos do interior do Estado fazendo coisas bacanas em Peixe-Boi, Cametá, enfim, em outros lugares. Existem bandas criando sons sensacionais com o rock psicodélico, por exemplo. Sim, porque sempre esperamos uma música mais tradicional produzida no interior, e esses grupos e bandas estão mudando isso. Enfim, a ideia da mostra é valorizar a diversidade de estilos musicais paraenses e fomentar o cenário musical do Estado”, destaca Léo Bitar, coordenador musical da “Mostra Protótipo”.
Edital
Podem se inscrever na mostra, como pessoas físicas, artistas nascidos ou que estejam domiciliados há dois anos no Pará, que tenham projetos musicais inéditos, no máximo dois anos anteriores ao lançamento do edital. Os músicos podem se inscrever nas categorias individual (que compreende cantores, músicos instrumentistas ou Djs) ou em grupo (bandas, orquestras, big bands, duo, coral ou qualquer outro formato com mais de um músico ou DJ). Artistas menores de 18 anos precisam de autorização dos pais para efetuar a inscrição.
Os artistas também devem entregar, em envelope, junto com a documentação necessária, arquivos de suas composições em CD/DVD ou pen drive nos formatos wave, mp3 ,vídeo wma ou mp4, para que seja escolhida apenas uma música. Os trabalhos serão selecionados por profissionais da música e críticos musicais, com curadoria da Cultura Rede de Comunicação. Em maio deverá ser divulgada lista dos 10 artistas/bandas selecionados para a mostra.
“Resolvemos fazer a mostra a partir de uma ideia do programa Protótipo, da TV Cultura, que dá oportunidade para novos artistas e sons paraenses. Nossa ideia é que surjam novos nomes e projetos bacanas nessa nova oportunidade criada pela Cultura. É uma forma de valorizar cada vez mais o trabalho dos nossos artistas e dar reconhecimento a eles”, completa Léo Bitar. “Nós não estamos procurando um som ou um ritmo específico, tudo que for inscrito será bem-vindo e avaliado com carinho”, finaliza ele.