Cuiabá recebe exposição de artesanato

Turistas e cidadãos em geral já tem um lugar onde possam encontrar peças do artesanato regional. O que é melhor ainda, diretamente das mãos do artesão. O local é a Orla do Porto, na réplica dos Casarões antigos, todas as sextas-feiras das 16h às 22h.

O espaço foi viabilizado por meio de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. E, segundo a Associação da Orla do Porto, responsável pela organização da feira, haverá novidades na programação em breve.

Foto: Divulgação
“Estreamos o projeto na sexta-feira passada em meio ao feriado de 7 de setembro, oportunidade em que muitos eventos aconteciam na cidade. E nos surpreendemos, o público prestigiou a exposição dos 48 participantes. Para este final de semana o número de artesãos subiu para 53”, revelou o presidente da Associação da Orla do Porto de Cuiabá, André Toledo, que também expõe seus trabalhos a base de madeira.

André faz brinquedos educativos ou pedagógicos. Na verdade, são meios que ele encontrou para brincar com a imaginação tanto da garotada como dos adultos.

“São artesãos de diferentes locais o que faz do projeto uma grande oportunidade. De Tangará da Serra, produtos de madeira. Várzea Grande vem representada pela tecelagem (redes) e cadeiras de urubamba. De Cuiabá, as cerâmicas de São Gonçalo Beira Rio. De Poconé e Nossa Senhora do Livramento, os doces regionais e bananas fritas, tudo feito pelos artesãos e comunidades, como a Mata Cavalo e Capão Verde, que tiram o sustento do que produzem”, frisou a coordenadora do Artesanato Mato-grossense Lourdes Josafá Sampaio.

A partir da próxima semana, ou seja, sexta-feira (22), haverá um artesão produzindo ao vivo seu trabalho. Uma oportunidade de conhecer o que um artesão enfrenta para elaborar sua arte que encanta o olhar dos observadores. Quem conhece sabe que se trata de habilidades acompanhadas de paciência e muito amor pelo artesanato.

Curadoria

O espaço na Orla do Porto está aberto para mais artesãos. No entanto, é preciso fazer parte da Associação da Orla do Porto de Cuiabá, que foi criada para abrir espaço e valorizar aquele que realmente produz o seu artesanato, ou seja, evitar atravessadores na comercialização.

“Tem pessoas que compram o artesanato pra vender, portanto não são artesãos. Essas não integram a Associação da Orla do Porto de Cuiabá e nem expõem nas sextas-feiras no projeto. Estamos trabalhando para conscientizar o nosso artesão de que ele precisa valorizar o seu trabalho e vender, pois seu lucro será maior”, explicou André Toledo.

É com esse foco que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria do Artesanato Mato-grossense, faz o trabalho de curadoria, de fiscalização da exposição na Orla do Porto.

“Na Orla não tem intermediários, só quem faz. Queremos transformar o espaço numa vitrine do artesanato regional”, explicou Lourdes Sampaio.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisadores realizam expedição para investigar mortes de animais em lago do Amazonas

Um grupo de pesquisadores da Sea Shepherd Brasil esteve no lago de Coari durante uma semana para tentar esclarecer as mortes de tucuxis, botos, golfinhos e peixes-bois.

Leia também

Publicidade