Cineasta promove curso gratuito sobre documentário e ativismo no Casarão de Ideias

Contemplado pelo Edital de Conexões Culturais 2018 da Prefeitura de Manaus, a Formiga de Fogo Filmes promoverá, de 20 a 24 de janeiro, o curso “Documentário/Ativismo”, no Casarão de Ideias, na rua Barroso, 279, Centro. As inscrições gratuitas para as 20 vagas ofertadas estão abertas até quarta-feira, (15).


O curso tem como principal objetivo provocar a reflexão sobre a função política do cinema de não-ficção. A atividade será ministrada das 14h às 17h, pelo cineasta amazonense Aldemar Matias. Em cada aula, haverá a projeção de um documentário (integral ou parcial, dependendo da duração) devidamente escolhido e, em seguida, será proposto um debate aos participantes.


Foto: Reprodução/Shutterstock

“Abordaremos sobre as possibilidades de atuar como cineasta e ativista ao mesmo tempo, limites entre o documentário como obra artística e peça de propaganda, o tipo de construção narrativa que alcança um público mais avesso ao discurso político do filme, transformações do ponto de vista do próprio cineasta ao assistir sua obra e outros questionamentos que serão analisados”, explicou Matias.


O curso tem carga horária total de 15 horas. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário online, disponível aqui.


Podem participar estudantes e profissionais da área do audiovisual, ativistas da área de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e o público em geral interessado no tema. Os selecionados serão divulgados no dia 16 de janeiro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade