Cine Vídeo Tarumã apresenta filmes sobre os Yanomami

Em parceria com o grupo Secoya, que trabalha junto ao povo Yanomami através de ações educativas e sobre os direitos indígenas, o Cine Vídeo Tarumã realiza uma seleção de filmes sobre os índios da etnia Yanomami. As narrativas apresentam diferentes situações vividas pelo grupo como a luta por terras, ritos religiosos e até mesmo massacres.

Foto: Reprodução/Youtube

Após cada sessão, uma conversa ocorre com a presença de um debatedor sobre o tema tratado no filme do dia. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Na segunda-feira, (18) o primeiro filme apresentado é ‘Xapiri’. O filme experimental acompanha o encontro de xamãs na aldeia Watoriki, no Amazonas. O resultado deste registro é uma obra sensorial dos trabalhos dos xapiri (xamãs ou pessoas-espírito), desde seu encontro em Watoriki até a evolução dos rituais Utepë, onde os xamãs atraem entes que os ajudam a conduzir curas-batalhas contra o mal que atinge a ordem cosmoecológica aparente do mundo. Após esta exibição, o debate será realizado com a presença do professor Lino João Oliveira, do Departamento de Antropologia da Ufam.

Na quarta-feira, (20), o filme exibido é ‘Davi Contra Golias – Brasil Caim’. O filme-denúncia sobre o massacre contra os Yanomami entrevista índios desta etnia, os quais falam sobre a relação com os garimpeiros e a decorrência do massacre. Uma situação que gerou desdobramentos com a ida dos índios a Brasília para reivindicar uma posição do governo. O líder Yanomami, Davi Kopenawa além de estar presente no filme, também participa do debate realizado após a sessão, que conta com o comentário realizado em vídeo pelo diretor do filme Aurélio Michiles.

Na sexta-feira, (22), o filme é ‘Índio Cidadão?’. O documentário mostra a luta das nações indígenas para conquistar e manter seus direitos garantidos pela lei. Contando com depoimentos de ativistas e importantes lideranças, o filme aborda momentos marcantes desta jornada, que segue até hoje, como a ocupação da Câmara dos Deputados em 2013 e a Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos Constitucionais. Após a exibição o debate possui a participação do líder Ixima, Carlito Yanomami.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Nova espécie de peixe única no mundo é descoberta na Amazônia peruana

O IIAP, em coordenação com as autoridades peruanas, implementa medidas de controle para garantir sua conservação efetiva.

Leia também

Publicidade