Casa da Cultura, no Pará, exibe produções audiovisuais feitas na Amazônia

Além da apresentação gratuita de filmes e documentários, a programação também vai realizar um ciclo formativo com autores de obras audiovisuais.

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará,  realiza, entre os dias 19 a 24 de fevereiro, o evento ‘A Casa da Cultura e o Audiovisual na Amazônia‘, uma programação voltada totalmente para as produções audiovisuais criadas na região amazônica, com o objetivo de apresentar e difundir essas obras à comunidade.

A programação é gratuita e constituída de um ciclo formativo, que inclui rodas de conversa e a presença de autores de obras audiovisuais. O público também terá acesso a exibição de filmes feitos na Amazônia.

Foto: Divulgação

Os ciclos formativos serão coordenados por dois nomes influentes no audiovisual no sudeste do Pará: Rayda Lima e Kokinire Haraxare. Rayda é reconhecida por suas criações envolvendo o protagonismo de mulheres e minorias na Amazônia. Ela já recebeu o Prêmio de Incentivo à Arte e à Cultura pela Fundação Cultural do Pará, pelo documentário “Caminhos e Memórias do Povo Aikewara”. 

Kokinire Haraxare é conhecido por seu documentário “No Gramado e na Aldeia Gavião”, que aborda a história do Gavião Kyikatêjê Futebol Clube na primeira divisão do campeonato paraense de futebol. Ele também trabalha a produção de projetos em diversas linguagens audiovisuais.

Foto: Divulgação

O ciclo formativo ocorrerá de 19 a 23 de fevereiro, das 14h às 18h. No dia 24, o último encontro será realizado de 9h às 12h.

Produções audiovisuais 

O público que comparecer na programação terá acesso a diversas produções audiovisuais realizadas na Amazônia, inclusive filmes criados a partir de oficinas, praticadas em Canaã dos Carajás, Serra Pelada e Ourilândia do Norte.

O encerramento da programação será protagonizado pelas produções dos participantes que se formaram na Casa da Cultura. O espaço também exibirá o filme “Amazonas, o Maior Rio do Mundo”, recuperado pela Cinemateca, produzido e dirigido pelo diretor Silvino Santos, em 1918.

Os interessados em participar da programação devem ligar ou enviar uma mensagem para o número (94) 99220-3451. A Casa da Cultura fica localizada na Rua Esmeralda, 141, bairro Nova Canaã II.

Confira as datas e horários dos filmes e documentários que serão exibidos durante a programação:

23 de fevereiro

19h40: INHÕBIKWA – 12min10s/ Ficção

19h53: “MANÁ CANAÃ: Terra Feita Por Elas” 12 min/documentário

20h06: No Gramado e na Aldeia Gavião – 13min21s/documentário

20h26: Caminhos e Memórias do Povo Aikewara – 30 min/documentário

24 de fevereiro

19h40: Ser ou Não Ser? – 14min26s/ Ficção

19h55: Arte Rupestre de Monte Alegre – 6 min/ documentário

20h02: “O Diário de Hannah” – 13 min/Ficção.

20h15: “Amazonas, o Maior Rio do Mundo” – 54 minutos/documentário.

21h20: Exibição do Produto Audiovisual resultado do ciclo formativo realizado no evento “A Casa da Cultura e o Audiovisual produzido na Amazônia”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade