Segundo Araújo, a motivação surgiu a partir da observação a respeito da comercialização dos atuais cartões-postais existentes na cidade de Manaus, visto que há pouca variedade entre os mesmos e que há carência do uso de recursos que explorem o produto em busca de torná-los mais atrativos.
Araújo comenta que considerou “importante a criação de cartões-postais visualmente atrativos e usou o design de superfície para agregar valor ao produto e restaurar o uso do mesmo como meio de encaminhamento de mensagens ou colecionismo, contribuindo assim para divulgação dos aspectos da cultura local entre correspondentes do Brasil e do exterior”. A apresentação do trabalho foi realizada na terça-feira (21).
Pontos turísticos escolhidos
Em busca de se identificar os pontos turísticos urbanos mais representativos de Manaus, foram selecionados e apresentados quinze locais ao público através de questionário online, onde cada um pode votar em oito. Os mais votados foram a Arena da Amazônia, Largo São Sebastião, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Palacete Provincial, Palácio Rio Negro, Parque Senador Jefferson Péres, Relógio Municipal de Manaus e Teatro Amazonas.
“A pesquisa buscou trabalhar com os conceitos e técnicas visuais do design de superfície para a criação das padronagens aplicadas no projeto, que com o auxílio das formas, cores, tipografias e fotografias, resultou em oito linhas de cartões-postais inspiradas nos oito pontos turísticos urbanos selecionados e cada uma contendo cinco modelos distintos de cartões, utilizando de detalhes dos referidos pontos turísticos na construção dos padrões visuais aplicados”, explica Araújo.
“O projeto mostrou o quão importante é o uso do design de superfície como vantagem competitiva e agregador de valor a partir da criação e aplicação do padrão visual em determinada superfície, onde neste caso foi utilizado para diferenciar os cartões-postais desenvolvidos em forma de souvenir dos demais existentes atualmente no mercado manauara, que são produzidos sem diferenciação e novidade nenhuma”, avaliou o estudante.
Desta forma, garante, é possível expor o ponto turístico como elemento chave para promoção da cidade no contexto nacional e internacional. Confira o resultado: