Cartões-postais de Manaus são recriados por estudante de design

O cartão postal é uma forma de guardar lembranças de um local que se visita. Com o objetivo de criar padrões visuais para aplicação em cartões-postais representativos da cidade de Manaus, Giovanne Salan de Araújo, de 21 anos, inspirou-se nos pontos turísticos da capital amazonense. O resultado faz parte do trabalho de conclusão de curso de Araújo, do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), orientado pela professora doutora Karla Mazarelo Maciel Pacheco.

Trabalho foi orientado pela professora doutora Karla Mazarelo. Foto: Giovanne Araújo/Cedida

Segundo Araújo, a motivação surgiu a partir da observação a respeito da comercialização dos atuais cartões-postais existentes na cidade de Manaus, visto que há pouca variedade entre os mesmos e que há carência do uso de recursos que explorem o produto em busca de torná-los mais atrativos.

Araújo comenta que considerou “importante a criação de cartões-postais visualmente atrativos e usou o design de superfície para agregar valor ao produto e restaurar o uso do mesmo como meio de encaminhamento de mensagens ou colecionismo, contribuindo assim para divulgação dos aspectos da cultura local entre correspondentes do Brasil e do exterior”. A apresentação do trabalho foi realizada na terça-feira (21).

Pontos turísticos escolhidos

Em busca de se identificar os pontos turísticos urbanos mais representativos de Manaus, foram selecionados e apresentados quinze locais ao público através de questionário online, onde cada um pode votar em oito. Os mais votados foram a Arena da Amazônia, Largo São Sebastião, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Palacete Provincial, Palácio Rio Negro, Parque Senador Jefferson Péres, Relógio Municipal de Manaus e Teatro Amazonas.

“A pesquisa buscou trabalhar com os conceitos e técnicas visuais do design de superfície para a criação das padronagens aplicadas no projeto, que com o auxílio das formas, cores, tipografias e fotografias, resultou em oito linhas de cartões-postais inspiradas nos oito pontos turísticos urbanos selecionados e cada uma contendo cinco modelos distintos de cartões, utilizando de detalhes dos referidos pontos turísticos na construção dos padrões visuais aplicados”, explica Araújo.

“O projeto mostrou o quão importante é o uso do design de superfície como vantagem competitiva e agregador de valor a partir da criação e aplicação do padrão visual em determinada superfície, onde neste caso foi utilizado para diferenciar os cartões-postais desenvolvidos em forma de souvenir dos demais existentes atualmente no mercado manauara, que são produzidos sem diferenciação e novidade nenhuma”, avaliou o estudante.

Desta forma, garante, é possível expor o ponto turístico como elemento chave para promoção da cidade no contexto nacional e internacional. Confira o resultado: 

Foto: Giovanne Araújo/Cedida 
Foto: Giovanne Araújo/Cedida 
Foto: Giovanne Araújo/Cedida 
Foto: Giovanne Araújo/Cedida 
Foto: Giovanne Araújo/Cedida
Foto: Giovanne Araújo/Cedida 
Foto: Giovanne Araújo/Cedida
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Nem todo fungo é vilão: a importância de sua preservação ao longo da BR-319 

A Funga, termo utilizado para definir a comunidade de fungos que existem na natureza, produz uma infinidade de interações que favorecem o bem-estar de todos os seres vivos, especialmente os humanos.

Leia também

Publicidade