Ateliê Konduri passa a compor patrimônio histórico contextual de Oriximiná

O local faz parte de um conjunto de cinco monumentos que vão evidenciar a identidade da população local, segundo a prefeitura do município paraense.

Oriximiná, município do Pará, ganhou um novo local para estimular a criação artística: o Ateliê Konduri. A inauguração aconteceu no dia 10 de junho e, de acordo com a prefeitura municipal, o local compor o Patrimônio Histórico contextual, que terá um conjunto de cinco monumentos com o intuito de evidenciar a identidade da população local e ajudar a manter viva a memória histórica do município.

“O Ateliê Konduri irá revelar e inspirar os talentos de nossa cidade. Nesse espaço público aberto à visitação você poderá conhecer um pouco do trabalho de nossos artistas. São esses valorosos homens que irão construir os monumentos que retratarão os fundadores e precursores de Oriximiná”, disse o prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca.

Para Wellignton Pessoa, secretário de Cultura e Turismo, o espaço irá servir para criação artística; e potencializar práticas alternativas e ser mecanismo de incentivo à cultura sendo um dos pilares da administração pública, no que diz respeito à valorização dos artistas do município.

“Motivo muita felicidade estar em um espaço que transpira arte. A arte tem um poder de revitalizar, de trazer significados, são linguagens capazes de expressar toda a história de uma população. Temos em nosso município artistas de alto potencial, isso aqui é para os oriximinaenses. Este ateliê é para fazer com que surjam novos artistas, e iremos fortalecer cada vez mais nossa identidade cultural, ressalta.

Para a prefeitura, essas produções artísticas servirão para disseminar as diversidades culturais e de identidade amazônica a partir e por meio de patrimônios materiais constituintes, e sua importância no cenário local. O ateliê Konduri, terá seis bolsistas os quais estarão em constante formação. 

“Uma sociedade que valoriza seus artistas, que pensa arte, é um povo que vai longe. Esse espaço é uma fonte, um lugar de onde jorrará muita criatividade, muitos talentos para Oriximiná”,

destaca o assessor artístico Joshua Pessoa.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Oriximiná

O ateliê 

Com 50 anos de construção, o prédio antigo foi todo reestruturado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano para ser um local de exposições de arte e salvaguarda do acervo municipal. O resultado desse trabalho é voltado para a comunidade artística, assim como, para aqueles que tenham interesse em mostrar suas aptidões pelas artes plásticas.

A finalidade da administração com a entrega desse investimento é priorizar a educação para a arte e a formação com vocação para ser referência de conhecimento em artes plásticas na região. “Eu faço arte por que gosto. A gente coloca amor naquilo que faz. Que Deus possa abençoar esse embrião”, pontua Leandro Sávio, artista plástico.

O espaço ficará aberto durante os próximos dois meses para visitação, no horário das 8h30 às 18h, de segunda à domingo. Após esse período, o ateliê funcionará internamente para produção artística local. As obras em exposição estão à venda.

O prédio fica localizado no cruzamento da Travessa Carlos Maria Teixeira, com a Rua Barão do rio Banco. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisador investiga cartas escritas por indígenas em 50 anos

Mais de 1,1 mil cartas foram analisadas na tese 'Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos', de Rafael Xucuru-Kariri.

Leia também

Publicidade