“A Cheia Histórica do Rio Negro” aborda a vida dos ribeirinhos e as dificuldades que lidam com o período das cheias do rios
Por conta disso, o Amazon Sat produziu um documentário chamado de ” A Cheia Histórica do Rio Negro” que vai ao ar nesta quinta-feira (1) no Cine Sat, a partir das 21h30. O Portal Amazônia entrevistou a Maria Paula, responsável pela produção e nos contou um pouquinho sobre a sua experiência.
“O principal objetivo do documentário é mostrar que a cheia é um fenômeno natural, você não pode controlar ele, mas ele é previsível, então, se a gente consegue prever o fenômeno, por que a gente deixa as pessoas passarem pela situação que elas passam? É tentar mostrar para elas que aquilo podia ser evitado.”, afirma.
O documentário questiona a falta de políticas públicas por parte das autoridades, e mostrar uma perspectiva diferente, as consequências da cheia que atingem moradores da capital e interior do Amazonas.
“É uma das principais críticas que eu faço, de que todo mundo acha a cheia bonita, todo mundo vai ver a veneza dos trópicos e não, isso na verdade, não é nada bonito, é realmente um caso alarmante de saúde pública. as pessoas pegam mais doenças, as pessoas são atacadas pelos animais, as pessoas morrem afogadas, e isso não estou inventando, está ali nos sites de notícias, é apenas você abrir e ver todas essas notícias acontecendo. então, eu espero que as pessoas, entendam, que isso não é bonito, que é uma situação realmente triste.” Conta Maria Paula.
A produção levou quase 1 mês para ficar pronta e será apresentada no Cine Sat, a partir das 21h30. O Portal Amazônia te convida a conferir o documentário que será apresentado no Amazonsat.