40 peças de artista amapaense serão expostas em Portugal

Obras de Gabriel Gemaque estarão disponíveis para visitação a partir de 23 maio em Lisboa.

Exposição ocorrerá na galeria de arte Art Lounge. Foto: Gabriel Gemaque/Arquivo pessoal

O artista Gabriel Gemaque, de 23 anos, natural de Macapá (AP), terá 40 peças de arte produzidas sobre elementos da Amazônia em uma exposição na galeria de arte Art Lounge, em Lisboa, capital portuguesa. As pinturas que retratam traços regionais do Amapá e outras áreas amazônicas, estarão disponíveis para visitação a partir de 23 de maio.

Gemaque destacou a relação com a terra e a cultura amazônica como fundamental para a realização dos trabalhos. 

“Estou muito orgulhoso em representar o estado do Amapá, e trazer para o cenário internacional elementos da nossa cultura que fazem parte de uma região pouco explorada no campo da arte contemporânea”, 

descreveu o artista.

Os visitantes poderão experimentar uma espécie de viagem em terras amazônicas, vendo elementos como palafitas, técnicas de trançado, frutas, índios e cores vibrantes.

O artista 

Gabriel Gemaque nasceu em Macapá e possui uma expressão artística com filosofia natural e atenção a questões sociopolíticas, como o desmatamento e a identidade das comunidades indígenas locais.

Com estudos em arte e arquitetura em Portugal e no Reino Unido, desenvolve uma visão contemporânea sobre estética. Projetos multidisciplinares são produzidos entre sua área de estudo aliada a paixões como artes, design de interiores, fotografia, estética, filosofia e biologia.

*Por Rafael Aleixo, do g1 Amapá 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade