Para quem não sabe, nesta sexta-feira (31) encerra o prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional. Como é comum no nosso país, muita gente acaba deixando para a última hora e correndo o risco de não ter tempo hábil para enviar a declaração. Tal documentação precisa ser regularizada, também, pelo Microempreendedor Individual (MEI).
Já falei várias vezes e devo continuar falando sobre isso em outras postagens: ter um registro regular e em dias com as obrigações sociais pode ser uma alavanca para tornar o seu negócio cada vez mais rentável. Infelizmente, muita gente tem uma visão errada sobre isso. Prefere manter o negócio na clandestinidade do que pagar os tributos.
De forma prática, vou listar as principais vantagens que você pode ter como MEI:
- Menos burocracia e menos custos. Para quem não sabe, todo o processo de abertura de MEI é gratuito, não sai nada do seu bolso;
- Rapidez! Em 15 minutos você preenche um formulário totalmente online e ao final já tem o numero do seu CNPJ;
- Despesas mensais baixas para manutenção do registro. Dependendo do tipo de atividade que você exercerá, o custo mensal fica próximo a cinquenta reais;
- Não precisa contratar um contador. Dá para fazer tudo por conta própria;
- Você passa a contar com vários benéficos da Previdência Social;
- Possibilidade de ter acesso a capital externo (empréstimo e financiamentos), seja por meio de bancos ou agências de fomento.
Legal, né? Ainda existem inúmeras outras vantagens em ter um negócio regular. Por muito tempo existia aquela desculpa de não registrar o negócio porque era muita dificultoso. Mas isso tem mudado nos últimos anos. Ou seja, essa desculpa não cola mais.
Vale ressaltar a importância de manter os registros das vendas e serviços prestados e assim facilitar a confecção da declaração. E, claro, não deixar para o último minuto. Declarações feitas após o prazo deverão multa e juros.
Um negócio com registro gera mais credibilidade junto aos clientes, lembre-se disso.
Mais informações você encontra no Portal do Empreendedor (https://portaldoempreendedor.gov.br).
Esse é o jeito baré de empreender.