Da Amazônia para a Galáxia. Sim. Atualmente, o robô Curiosity, que mapeia o planeta Marte, chegou a um quadrante que se assemelha com a região do Monte Roraima.
New year, new view. I made it to a mapping quadrant called Roraima. It’s named after the northern-most state of Brazil and Mount Roraima. The terrain in the Roraima region on Earth is similar to this area on Mars – flat-topped hills and some steep slopes. https://t.co/AqnMGPjrH0 pic.twitter.com/ZXeJV6MSRI
— Curiosity Rover (@MarsCuriosity) January 4, 2022
Ano novo, nova vista. Cheguei a um quadrante de mapeamento chamado Roraima. Tem o nome do Estado mais setentrional do Brasil e do Monte Roraima. O terreno na região de Roraima na Terra é semelhante a esta área em Marte – colinas de topo plano e algumas encostas íngremes.
por Curiosity Rover
Na postagem, a primeira de 2022, a equipe afirma que o robô chegou em uma nova quadrante de mapeamento batizada de ‘Roraima’. O nome foi em homenagem ao Estado brasileiro em função do Monte Roraima.
De acordo com os especialistas, o terreno da região de Roraima, na Terra, é semelhante a área explorada pelo robô Curiosity em Marte. A engenheira de Operações de Missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, Ashley Stroupe, escreveu sobre a semelhança no site oficial do projeto:
“Curiosity despertou em um novo quadrante de mapeamento, Roraima. O quadrante de Roraima tem o nome do Estado mais setentrional do Brasil e do Monte Roraima, que é o pico mais alto das montanhas de Pacaraima, que fica entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana. O terreno na região de Roraima na Terra se parece um pouco com a área em que Curiosity está – com colinas de topo plano e algumas encostas íngremes. Curiosity estará indo em direção a uma passagem estreita cercada por algumas pequenas mesas de topo plano dignas do nome de Roraima”, informa Ashley.