Manaus 30º • Nublado
Domingo, 23 Janeiro 2022

Você sabia que existe um Monte Roraima em Marte?

b2ap3_large_cobr_20220105-154342_1
Há nove anos, o astromóvel Curiosity, um jipe robô, está explorando o planeta Marte. Ele é o robô em solo marciano mais antigo da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). O sucesso do Curiosity é tão grande que o projeto ganhou até as redes sociais. 

Nesta terça-feira (3), a página oficial do "Curiosity Rover" postou uma foto onde o robô mapeia uma região chamada 'Roraima', que ganhou esse nome por causa da similaridade com o Monte Roraima. Confira a postagem:

Ano novo, nova vista. Cheguei a um quadrante de mapeamento chamado Roraima. Tem o nome do Estado mais setentrional do Brasil e do Monte Roraima. O terreno na região de Roraima na Terra é semelhante a esta área em Marte - colinas de topo plano e algumas encostas íngremes.

por Curiosity Rover 
Foto: Reprodução/NASAJPL-Caltech e Governo de Roraima

Na postagem, a primeira de 2022, a equipe afirma que o robô chegou em uma nova quadrante de mapeamento batizada de 'Roraima'. O nome foi em homenagem ao Estado brasileiro em função do Monte Roraima. 

De acordo com os especialistas, o terreno da região de Roraima, na Terra, é semelhante a área explorada pelo robô Curiosity em Marte. A engenheira de Operações de Missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, Ashley Stroupe, escreveu sobre a semelhança no site oficial do projeto:

"Curiosity despertou em um novo quadrante de mapeamento, Roraima. O quadrante de Roraima tem o nome do Estado mais setentrional do Brasil e do Monte Roraima, que é o pico mais alto das montanhas de Pacaraima, que fica entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana. O terreno na região de Roraima na Terra se parece um pouco com a área em que Curiosity está - com colinas de topo plano e algumas encostas íngremes. Curiosity estará indo em direção a uma passagem estreita cercada por algumas pequenas mesas de topo plano dignas do nome de Roraima", informa Ashley.

Veja mais notícias sobre AmazôniaRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 23 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/