O conselho é formado por representantes de 14 ministérios e tem 13 competências descritas em decreto
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participa da primeira reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal neste ano. O encontro trata de estruturação, estratégia e ações imediatas do conselho, que foi transferido por decreto presidencial no mês passado do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-Presidência da República.
No meio da tarde desta quarta-feira (25), Mourão publicou em seu perfil no Twitter apresentação que indica novas visões sobre a região. “A Amazônia pode gerar muita riqueza. Seu desenvolvimento industrial e tecnológico torna seu futuro ainda mais promissor”, destaca a postagem.
Iniciamos há pouco a 1ª Reunião do #ConselhoNacionaldaAmazôniaLegal . Depois de ouvir todos os ministros que o integram e visitar 8 governadores da região, estou apresentando a estruturação, estratégia e ações imediatas do Conselho. Vamos em frente! pic.twitter.com/jjUZvyIUsa
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) March 25, 2020
Na mensagem, Mourão defende a união dos estados com o governo federal e assinala que o compromisso do conselho é garantir a proteção da Amazônia e que estimular seu avanço é essencial para o Brasil.
Desde a transferência do conselho, Mourão visitou oito governadores de estados que formam a Amazônia Legal. O conselho é formado por representantes de 14 ministérios e tem 13 competências descritas em decreto.
Uma delas é “propor políticas e iniciativas relacionadas à preservação, à proteção e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, de forma a contribuir para o fortalecimento das políticas de Estado e assegurar a ação transversal e coordenada da União, dos Estados, dos Municípios, da sociedade civil e do setor privado.”