Na comparação com 2010, a quantidade de divórcios antes de dez anos subiu de 37,4% para 49,8% em 2020, o primeiro ano da pandemia.
Nenhum casamento é perfeito. É comum casais passarem por momentos difíceis e crises ao longo do tempo. Alguns entendem que não faz mais sentido ficarem juntos e, por consequência, acabam chegando ao fim. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os relacionamentos duram cada vez menos no Brasil. Na comparação com 2010, a quantidade de divórcios antes de 10 anos subiu de 37,4% para 49,8% em 2020, o primeiro ano da pandemia.
De acordo com o levantamento, a região Norte do país é a que tem as separações mais rápidas, com 55,3% ocorridas antes de dez anos. Esse destaque registrado na região pode ser atribuído ao impacto da mudança da rotina decorrente do período pandêmico, já que muitos casais tiveram suas dinâmicas completamente alteradas por conta do isolamento social, e também a situação de desemprego que assola a região.
Para se ter ideia: as regiões norte e nordeste puxaram a alta de desemprego no primeiro trimestre de 2021, que alcançou a taxa nacional de 14,7%, e o recorde de 14,8 milhões de pessoas desempregadas (desde a série histórica iniciada em 2012), dado também do IBGE. Com a dificuldade financeira muitos casais acabam se distanciando e chegando a um rompimento definitivo.
Diante dessa realidade, Maicon Paiva, especialista em relacionamentos da Casa de Apoio do Espaço Recomeçar, dá 5 dicas de como fugir desses dados e ter uma relação mais tranquila e harmoniosa, propiciando uma união mais duradoura:
1. Converse sempre
Todo relacionamento deve haver, sempre, o diálogo. Certifiquem-se de que o outro saiba do que te incomoda, assim como procure saber o que incomoda no outro. Ouvir o outro é um exercício muito importante para essa reconexão e isso deve ser feito com muita empatia, pois nem sempre os problemas têm o mesmo peso um para o outro.
2. Procure desacelerar
Diante das nossas responsabilidades, traumas, cobranças e tudo que possa nos conturbar mentalmente, procure desacelerar para não descontar as vibrações negativas no outro. Entenda que ele(a) também tem seus problemas e que não merece ouvir palavras que machucam. Ao desacelerar, você consegue ouvir melhor e tudo tende a melhorar.
3. Se fortaleça espiritualmente
As energias negativas podem afetar a vida amorosa e uma das melhores formas para enfrentar uma crise no casamento é com a ajuda espiritual.
4. Fuja da rotina
Qualquer atividade em casal é bem-vinda na relação. Ao frequentar academia, aula de dança ou qualquer outra atividade, o casal começa a sentir cada vez menos o impacto da rotina. Sentir a presença do parceiro nos projetos de vida é uma forma de fidelizar a relação de forma amorosa, reconhecendo que deseja continuar ao lado do outro.
5. Faça surpresas
É preciso falar o óbvio! Mesmo amando o companheiro, você precisa externar o que sente, quebrando qualquer tipo de insegurança que, porventura, exista na relação. Falar do que sente e dizer o quando a pessoa amada é importante na sua vida é forma bem efetiva de harmonizar a relação a qual faz parte.