Refrescante: refrigerantes feitos na Amazônia que você talvez não conheça

Baré? Dydyo? Quinari? Você conhece essas marcas de refrigerante? Calma, o Portal Amazônia preparou uma lista com refrigerantes amazônicos que fazem sucesso.

Não existe nada melhor que um refrigerante gelado, ainda mais no calor da Amazônia. O Brasil conta com diversos tipos e sabores de refrigerantes, e na região amazônica encontramos sabores únicos, que utilizam o guaraná em sua base. O Portal Amazônia preparou uma lista com marcas de refrigerantes regionais que fazem sucesso. Confira:

Baré (Amazonas)

Não podemos começar essa lista sem um dos “reizinhos” do Amazonas, o Baré. Lançado na década de 60, o refrigerante é uma homenagem aos indígenas da etnia Baré. Em 1987, ele ganhou versões em tutti-frutti e noz-de-cola, mas o sabor tradicional sempre vai ser o preferido dos amazonenses.

Foto: Reprodução/Site oficial

Tuchaua (Amazonas)

Outro queridinho no Amazonas é o Tuchaua. Presente no mercado desde 1944, o guaraná ganhou destaque por ter um sabor diferenciado, graças ao fruto do guaraná. Atualmente, está disponível nas versões tradicional e champanhe, com um sabor mais doce.

Foto: Reprodução/Site oficial

Dydyo (Rondônia)

Há 20 anos, Dydyo é um refrigerante que faz sucesso na mesa do rondoniense. Além do sabor tradicional, é possível encontrar o refrigerante nas versões: soda, framboesa, graviola, guaraná, laranja, limão, tubaína e uva.

Foto: Reprodução/Site oficial

Refrigerantes Cerpa (Pará)

Conhecida por produzir cervejas, a Cerpa também possui uma grande gama de refrigerantes, entre eles se destacam os sabores: cola, limão, guaraná, uva e laranja.

Foto: Reprodução/Site oficial

Quinari/Kina (Acre)

No Acre, os consumidores das bebidas gaseificadas contam com o sabor característico do Quinari, refrigerante de guaraná. Suas versões tradicionais como, por exemplo, cola, limão laranja e uva, são chamados de Kina.

Foto: Reprodução/Site oficial

Guaraná Jesus (Maranhão)

Conhecido pelo slogan “o sabor de viver o Maranhão”, o Guaraná Jesus é conhecido pelo seu tom rosado. Criado em 1927, em um pequeno laboratório do Maranhão, finalmente o refrigerante será distribuído nacionalmente, inclusive, na cidade de Manaus.

Foto: Reprodução/Site oficial

Bizzu e Tubaína (Roraima)

Os refrigerantes Bizzu e Tubaína estão no Estado de Roraima há mais de 30 anos. O Bizzu conta com vários sabores, entre eles estão os tradicionais cola, guaraná, uva, limão e laranja. Já a Tubaína é um refrigerante de guaraná com aroma de tutti-frutti. 

Foto: Reprodução/Site oficial

Foto: Reprodução/Site oficial

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Avanço de narcopistas no Peru leva ao assassinato de lideranças indígenas

A análise utilizou inteligência artificial e dados de satélite de fontes oficiais, além de observações no local, para constatar sua ligação com o narcotráfico.

Leia também

Publicidade