Refrescante: refrigerantes feitos na Amazônia que você talvez não conheça

Baré? Dydyo? Quinari? Você conhece essas marcas de refrigerante? Calma, o Portal Amazônia preparou uma lista com refrigerantes amazônicos que fazem sucesso.

Não existe nada melhor que um refrigerante gelado, ainda mais no calor da Amazônia. O Brasil conta com diversos tipos e sabores de refrigerantes, e na região amazônica encontramos sabores únicos, que utilizam o guaraná em sua base. O Portal Amazônia preparou uma lista com marcas de refrigerantes regionais que fazem sucesso. Confira:

Baré (Amazonas)

Não podemos começar essa lista sem um dos “reizinhos” do Amazonas, o Baré. Lançado na década de 60, o refrigerante é uma homenagem aos indígenas da etnia Baré. Em 1987, ele ganhou versões em tutti-frutti e noz-de-cola, mas o sabor tradicional sempre vai ser o preferido dos amazonenses.

Foto: Reprodução/Site oficial

Tuchaua (Amazonas)

Outro queridinho no Amazonas é o Tuchaua. Presente no mercado desde 1944, o guaraná ganhou destaque por ter um sabor diferenciado, graças ao fruto do guaraná. Atualmente, está disponível nas versões tradicional e champanhe, com um sabor mais doce.

Foto: Reprodução/Site oficial

Dydyo (Rondônia)

Há 20 anos, Dydyo é um refrigerante que faz sucesso na mesa do rondoniense. Além do sabor tradicional, é possível encontrar o refrigerante nas versões: soda, framboesa, graviola, guaraná, laranja, limão, tubaína e uva.

Foto: Reprodução/Site oficial

Refrigerantes Cerpa (Pará)

Conhecida por produzir cervejas, a Cerpa também possui uma grande gama de refrigerantes, entre eles se destacam os sabores: cola, limão, guaraná, uva e laranja.

Foto: Reprodução/Site oficial

Quinari/Kina (Acre)

No Acre, os consumidores das bebidas gaseificadas contam com o sabor característico do Quinari, refrigerante de guaraná. Suas versões tradicionais como, por exemplo, cola, limão laranja e uva, são chamados de Kina.

Foto: Reprodução/Site oficial

Guaraná Jesus (Maranhão)

Conhecido pelo slogan “o sabor de viver o Maranhão”, o Guaraná Jesus é conhecido pelo seu tom rosado. Criado em 1927, em um pequeno laboratório do Maranhão, finalmente o refrigerante será distribuído nacionalmente, inclusive, na cidade de Manaus.

Foto: Reprodução/Site oficial

Bizzu e Tubaína (Roraima)

Os refrigerantes Bizzu e Tubaína estão no Estado de Roraima há mais de 30 anos. O Bizzu conta com vários sabores, entre eles estão os tradicionais cola, guaraná, uva, limão e laranja. Já a Tubaína é um refrigerante de guaraná com aroma de tutti-frutti. 

Foto: Reprodução/Site oficial

Foto: Reprodução/Site oficial

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade