Manaus 30º • Nublado
Quinta, 21 Outubro 2021

Portal Amazônia responde: Seres humanos compartilham 50% do DNA das bananas?

Captura-de-Tela-2021-09-22-as-10.51.05

Se você é uma pessoa que procura curiosidades científicas, provavelmente já deve ter lido ou ouvido falar que os seres humanos e bananas compartilham do mesmo DNA. O Portal Amazônia explica de onde surgiu esse questionamento e se ele é realmente válido. 

Foto: Reprodução/Portal Amazônia.

Para iniciar a discussão, é necessário saber o que é o ácido desoxirribonucleico, popularmente conhecido como DNA. Ele é um composto orgânico, cujas moléculas contêm as instruções genéticas, que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. E que transmite as características hereditárias de cada ser vivo. O DNA é a matéria que nos torna o que nós somos. 

A segunda coisa para se ter em mente é que os genes são regiões do DNA.

A informação de que compartilhamos cerca de metade do DNA das bananas provavelmente se originou através de um programa executado pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, em 2013. Esse projeto foi liderado pelo especialista em genética Dr. Lawrence Brody, porém não chegou a ser publicado, como a maioria das pesquisas científicas do projeto.

O experimento

Os cientistas compararam a sequência de proteínas de cada gene da banana a cada gene humano, sempre observando que o grau de similaridade entre ambos poderia variar de 0 a 100%. No total, foram feitas mais de 4 milhões de comparações, resultando em cerca de 7.000 similaridades entre os dois genomas. Em seguida, foi calculada a média da pontuação de similaridade percentual para cada uma dessas similaridades, o que por sua vez deu uma compatibilidade de cerca de 40%.

Em outras palavras, eles compararam cada gene da banana com cada gene humano. Essa comparação resultou em um grau de similaridade de 40% de compatibilidade quando comparamos a sequência de aminoácidos da proteína humana ao seu equivalente na banana.

Repercussão

Você provavelmente deve estar espantado em como duas coisas tão diferentes possam ter tantas semelhanças. Mas o que a pesquisa realmente analisou foi a semelhança entre produtos genéticos, os genes. Como dito anteriormente, genes são segmentos de uma molécula de DNA.

Se um cientista olhasse para a sequência de DNA de uma banana e a comparasse com o DNA de um humano, ambos não se alinhariam. Portanto, compartilhamos cerca de 50% dos nossos genes com a banana, o que representa de fato aproximadamente 2% do nosso DNA.

Quando nós paramos para pensar sobre o que fazemos para viver e o que a bananeira também faz, podemos notar que muitas coisas são feitas da mesma maneira, como consumir oxigênio. Ou seja, muitos desses genes compatíveis entre humanos e bananas são fundamentais para a vida de qualquer ser vivo.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/