Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Setembro 2021

Portal Amazônia responde: A Amazônia é o "pulmão" ou o "ar-condicionado" do mundo?

desmatamento-amazonia-cresce-20-por-cento-agosto-2018-abril-2019-abre-conexao-planet_20210911-164043_1

Com o desmatamento em aumento e as queimadas na região da Amazônia Legal, muitas preocupações se levantam a respeito da destruição da Floresta Amazônica. Em um território de 4,196.943 milhões de km, para muitos, é considerado o "pulmão do mundo". O termo ganhou ênfase em 2019, onde protestos pela preservação da Amazônia aconteceram ao redor do mundo.

Mas, é correto dizer que a Amazônia é o pulmão do mundo? O Portal Amazônia explica.

A resposta para essa pergunta é, não. Apesar do bioma produzir oxigênio, a vegetação que cresce por meio da fotossíntese, captura gás carbônico da atmosfera e libera oxigênio para a mesma. Esse mecanismo é contrário a como o pulmão trabalha, já que em seu caso, o pulmão transforma oxigênio da atmosfera em gás carbônico.

Foto: Divulgação

 Em seu estado mais primitivo, a Amazônia faz uma contribuição significativa para retirar o dióxido de carbono da atmosfera, o que não chega a ser um par de pulmões, e sim se assemelha a um ar-condicionado gigante que resfria o planeta.

De acordo com Antonio Ocimar Manci, coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Amazônia apresenta um grande índice de fotossíntese, por conta disso, durante muitas décadas foi comparada a um grande pulmão "invertido", o pulmão do mundo.

Dividida entre 9 estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão, a Amazônia é considerada uma floresta madura e, em termos do balanço de carbono e de outros nutrientes, deveria estar em equilíbrio. 

Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

"A concentração de oxigênio é responsável por aproximadamente 21% do volume da atmosfera, enquanto que a concentração de gás carbônico é responsável por menos que 0,04%. Portanto, mesmo que a floresta pudesse retirar todo esse gás carbônico da atmosfera, a concentração de oxigênio da atmosfera pouco mudaria", explica.

Apesar disso, pesquisas recentes realizadas pelo Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), coordenado pelo Inpa, têm mostrado que a Floresta Amazônica está aumentando a sua biomassa, isto é, ela está retirando mais gás carbônico da atmosfera do que emitindo.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/