Plataforma criada pela PUC-Rio conta a história da região amazônica por meio de dados públicos

Os dados reunidos são com base em informações do INPE, Imazon, Ibama, IBGE e MAPBIOMAS.

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) criaram uma plataforma interativa que conta a história da Amazônia por meio de dados. O Data Zoom Amazônia é abastecido com informações sobre desmatamento, atividades econômicas e desenvolvimento social e também serve de ferramenta para novas pesquisas.

Com um clique dá para ver na tela, por exemplo, como a perda florestal amazônica evoluiu nos últimos anos. Também é possível verificar os dados do índice de progresso social pelos Estados e municípios.

Site reúne dados sobre a região amazônica. Foto: Reprodução/

Os dados reunidos são com base em informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e MAPBIOMAS. Assim, ao invés de acessar os dados de forma separada, é possível cruzar e extraí-los em um único ambiente virtual.

“A ideia é não só facilitar o acesso dos usuários aos microdados da região, mas também explorar um pouco possíveis visualizações que deixam clara a relação entre dados, variáveis econômicas e sociais, além de estimular as pessoas a procurar mais informações”, explicou o coordenador do projeto, Gustavo Gonzaga.

A criação da plataforma começou em 2020, ancorada pelo projeto ‘Amazônia 2030’, que conta com um grupo de cientistas dedicados a estudar questões críticas e soluções para o desenvolvimento sustentável da região. Os dados já estão no ar e são públicos. 

A equipe do Data Zoom Amazônia é formada por pesquisadores do Departamento de Economia da PUC-RIO, que além de montarem essa “biblioteca” de informações sobre a Amazônia, trabalham para que o usuário tenha em mãos um dado pronto e simplificado. Uma forma de auxiliar na pesquisa é o que chamam de “histórias”: visualizações mais atrativas que recebem destaque dentro do site.

Apesar de já estar online, o Data Zoom Amazônia ainda deve incorporar mais informações na base de dados para se ter uma pesquisa mais completa e, assim, mais pessoas conhecerem a Amazônia de outro ângulo. 

*Por Mayara Subtil

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade