Em 11 episódios, o programa ‘Planeta Amazônia’ desbrava a Amazônia Internacional em busca das riquezas da maior floresta tropical do mundo.
A Amazônia internacional corresponde a uma área ao Norte da América do Sul, a qual abrange nove países: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Em busca de conhecer as riquezas da maior floresta do mundo, a apresentadora Maria Paula Santos explora sete desses países e mostra de forma inédita na tela do canal temático Amazon Sat curiosidades, biodiversidade e a economia sustentável da região.
Com 11 episódios, o programa ‘Planeta Amazônia’ neste sábado (11), a partir das 17h.
De acordo com a apresentadora Maria Paula Santos, as gravações foram feitas em localidades que vão encantar e aproximar os telespectadores da região mais verde do planeta.
“Tivemos a oportunidade de desvendar o quanto nossa floresta é mágica em qualquer um dos países que ela abraça. Tanto com as comunidades locais, quanto com a biodiversidade amazônida, não importava onde estivéssemos, estávamos em casa”,
afirmou.
Equador, Peru, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname e, claro, o Brasil. Esses foram os países que entraram no roteiro do programa. Para a apresentadora, cada local trouxe um aprendizado diferente.
“Os países que mais me marcaram foram a Colômbia e o Suriname, ambos por motivos diferentes. Acredito que tenhamos muito a aprender com os colombianos, que investem bastante em suas pesquisas e desenvolvimento amazônico. E o Suriname por preservar tão bem a riqueza da floresta ao seu redor. Os dois países são multiculturalidades, e é incrível ver como essa miscigenação abrange a Amazônia, tornando ainda mais repleta de abundância nessa região”, afirmou.
Assista a chamada do programa ‘Planeta Amazônia’:
O programa contou com o apoio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que é uma organização intergovernamental, formada por oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), tornando-se o único bloco socioambiental da América Latina.
Ciência, Amazônia e cultura. Com esses três ingredientes, a apresentadora espera que o público possa ter uma imersão pela realidade amazônica.
“Fizemos questão de contextualizar as pessoas em cada país que passamos, para que elas sintam suas similaridades e diferenças que são únicas. E a minha maior esperança é que todos saiam não somente com o desejo de conhecer a Amazônia que existe em cada um desses lugares, mas com a certeza de que o desenvolvimento da região é necessário, urgente e essencial para todos”,
destacou Maria Paula.
Confira o roteiro feito pela apresentadora Maria Paula no programa ‘Planeta Amazônia’:
Equador
Rota Turística das Orquídeas e a produção de chocolate através da baunilha.
Peru
Criação de quelônios na Reserva Nacional Pacaya Samiria, manejo de Pau-Rosa e visita ao Centro de Resgate Amazônico.
Colômbia
Herbário Amazônico Colombiano e o manejo de Tracajá no Parque Reserva Florestal Amacayucu.
Bolívia
Caça e processamento alimentício de jacaré e visita ao Museu Nacional de História Natural da Bolívia.
Brasil
Controle de exportação do pirarucu e criação de novas tecnologias para fiscalização madeireira.
Guiana
Licenças para caça e venda de vida silvestre por comunicadores indígenas locais.
Suriname
Fiscalização da ação madeireira no país.