Manaus 30º • Nublado
Quinta, 23 Setembro 2021

‘Passarinho, que som é esse?’: Conheça o bem-te-vi, a ave que viralizou como meme na internet

bem-te-vi-pitangus-sulphuratus-rudimar-narciso-cipriani-1-

Certamente em algum momento ao navegar pelas redes sociais já viu ou ouviu falar sobre o "meme do bem-te-vi", certo? Montagens feitas com um vídeo de um cantor ou um discurso político ou até mesmo uma vinheta de plantão são substituídos pelo canto do pássaro mais famoso do Brasil, o bem-te-vi. O Portal Amazônia te convida e conhecer mais sobre esse belo pássaro que está presente nas cidades e florestas do país.

Conhecido também como bem-te-vi-de-coroa, bem-te-vi-verdadeiro, pituã, triste-vida, bem-te-vi de coria entre outros nomes, o Pitangus sulphuratus é uma ave classificada como passeriforme da família dos Tiranídeos. É o pássaro mais popular do Brasil, podendo ser encontrado facilmente em cidades, matas, árvores à beira d'água, plantações e pastagens. Nas regiões com mata densa, costumam habitar margens e praias de rios. 

Foto: Divulgação

É uma ave de porte médio medindo entre 20,5 a 25 centímetros, pesando aproximadamente de 52 kg a 68 kg. Seu dorso é pardo e a barriga possui uma coloração amarelo vivo. No alto de sua cabeça, uma listra branca está presente, e sua cauda é preta.

Existem 10 subespécies reconhecidas, é um dos pássaros mais encontrados na região norte. Com seu canto anunciando sua chegada, é impossível não diferenciá-lo dos demais.

É um pássaro bastante adaptável, mas gosta de andar sozinho. Entretanto, pode ser encontrado um em um pequeno grupo de 2 a 4 bem-te-vis reunidos em galhos de árvores.

Sua alimentação é bem diversificada, alimentando principalmente de insetos, frutas como bananas, mamões, maçãs, laranjas, além de ovos e filhotes de outros pássaros e pequenos roedores. Há quem diga que esse pequenino costuma "roubar" rações de animais domésticos, como cães e gatos durante o dia. 

Foto: Reprodução/ Alan Murphy

 Apesar da sua simpatia e do seu tamanho, esse passarinho é um tanto "marrento", e possui a chamada personalidade forte, por ser bastante territorialista e agressivo, especialmente no período de reprodução. É comum encontrá-lo ameaçando gaviões, urubus e até mesmo seres humanos que se aproximam do seu território.

Por falar em reprodução, o bem-te-vi possui relação monogâmica, ou seja, passam a vida toda com o mesmo par. Além disso, o macho e a fêmea costumam trabalhar em conjunto na construção dos ninhos, juntando materiais como gramíneas, gravetos e musgos. Na cidade, para fazer o ninho dos filhotes, a ave utiliza gravetos, papel, palhas, fitas, plásticos e outras espécies de materiais.


Foto: Divulgação

 De acordo com a crença popular, o pássaro é capaz de anunciar quando uma chuva se aproxima, quando vários bem-te-vis começam a cantar.

Entre seus predadores, possuem o falcão-de-coleira (Falco femoralis) e os gaviões.

O bem-te-vi tem um importante papel na propagação das sementes, por se alimentar de frutas, contribuindo para o surgimento e desenvolvimento das espécies vegetais.

Outra importância ecológica dele é que ele se alimenta de insetos contribuindo para o equilíbrio do meio-ambiente e para a vida de outras espécies.

Como nos centros urbanos não existem muitas árvores e vegetação, eles pousam em antenas de televisão, fios de energia, edifícios e construções. 

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 23 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/