Operação Atlas 2025 envolve ações em terra, rios, mar e espaço aéreo. Foto: Érico Alves/Ministério da Defesa
Cerca de 10 mil militares participam da Operação Atlas 2025, maior exercício militar do Brasil, realizado em Roraima. O treinamento, que vai até 9 de outubro, tem como objetivo reforçar a atuação das Forças Armadas na Amazônia, considerada uma região estratégica para o país.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A operação começou em junho, com a fase de deslocamento de tropas para o extremo Norte do país. A segunda etapa começou em agosto, com uma simulação em Manaus (AM), e entra na fase principal em Boa Vista.
Tropas e equipamentos de diferentes regiões do país estão sendo enviados para a capital de Roraima, onde serão realizados o Apronto Operacional, que avalia a prontidão e operacionalidade militar, e a Simulação Viva.
Um dos destaques da operação é o uso do Sistema Astros, artilharia de mísseis e foguetes com alta tecnologia agregada. O treinamento envolve ações em terra, rios, mar e espaço aéreo, com o uso de meios terrestres, aéreos e fluviais.
Leia também: “Base do inferno”: conheça a Base Naval de Val de Cães, em Belém

De acordo com o Ministério da Defesa, que coordena o exercício militar conjunto, o objetivo é melhorar a integração entre Marinha, Exército e Aeronáutica, garantindo que atuem de forma coordenada e eficiente.
No dia 3 de outubro, a Base Aérea de Boa Vista, localizada no bairro Aeroporto, recebe a concentração de tropas e equipamentos para testar a logística e a integração entre as Forças. As ações seguem até o dia 9 de outubro.
Equipamentos de diferentes regiões do país estão sendo enviados para a capital de Roraima. — Foto: Exército Brasileiro/Divulgação
Principais eventos em Roraima
- 26/09 às 9h – Palestra sobre a Operação ATLAS na Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Salão Nobre do campus;
- 3/10 às 8h – Formatura de Apronto Operacional (Apronal) na Base Aérea de Boa Vista;
- 9/10 às 8h – Exercício de Tiro Real da Força Tarefa Conjunta em Bonfim.

Cronograma da Operação Atlas
Fase 1 – Planejamento Integrado: 30/06 – 11/07
A etapa ocorre na Escola Superior de Defesa, em Brasília, e é dedicada ao planejamento conjunto das ações das Forças Armadas. Serão definidos os procedimentos de deslocamento estratégico, os sistemas de comando e controle, além da análise de cenários e problemas simulados.
Fase 2 – Deslocamento Estratégico: 27/09 – 1/10
Caracteriza o início da movimentação de pessoal e equipamentos militares em direção à área de atuação na Amazônia e na região marítima da foz do Amazonas.
Fase 3 – Exercício no Terreno: 02/10 – 11/10
Ocorre diretamente no terreno, abrangendo os estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e envolve a execução das ações previamente planejadas. As Forças Armadas colocam em prática as operações táticas em campo, com atividades integradas em ambientes terrestre, fluvial, marítimo e aéreo.
Etapa Atlas Armas Combinadas: 07/09 – 16/09
Realização de fogos reais e ações táticas, simulando a conquista e defesa de objetivos militares em Formosa (GO).
Etapa Atlas Anfíbia: 26/11 – 06/12
Realização de operações marítimas e desembarque de tropas no litoral do Espírito Santo.
