Manaus 30º • Nublado
Segunda, 29 Novembro 2021

Óleo de Patauá: saiba tudo sobre o ''azeite amazônico" que faz o cabelo crescer!

semente_pataua Reprodução: Divulgação

Do coração da Floresta Amazônica, com sua rica biodiversidade, emerge uma palmeira que se destaca pelo tamanho, atingindo até 25 metros de altura. A folhagem, voltada para cima, lembra uma coroa vegetal. Os cachos, apinhados de um fruto roxo escuro quando maduro, pendem do topo como rabos-de-cavalo.

Você já ouviu falar do óleo do fruto do Patauá, conhecido como "azeite amazônico" ?

Seu fruto é rico em óleo com ácidos graxos, semelhante ao óleo de oliva. Esse óleo é conhecido das comunidades do Norte brasileiro, usado no tratamento de doenças respiratórias, na culinária, e também no cuidado pessoal, para crescimento e fortalecimento dos cabelos.

O óleo desta palmeira que pode ser encontrada apenas no Brasil, Peru, Equador e Venezuela.

Reprodução: Internet

Beleza

Devido ao seu alto teor em ácido oleico, o óleo da Amazônia de Patauá natural apresenta propriedades hidratantes excelentes para recuperar as peles ressecadas, através da formação de um filme lipídico sobre a epiderme.  Já nos cabelos, o óleo de patauá tem o poder de fazer com que o fio permaneça por mais tempo na fase de crescimento, a chamada fase anágena, graças à inibição da síntese da proteína STAT3. Com isso, intensifica-se o crescimento e fortalecimento dos fios.

Como usar

Na pele:  O óleo de patauá pode ser usado diariamente, puro ou misturado a cremes de sua preferência, no rosto e no corpo.

Nos cabelos: É possível usar o óleo de patauá nos cabelos de diferentes maneiras.

Como pré-shampoo: é só aplicar o óleo no comprimento e raiz dos fios antes do banho, massageá-los e então lavar com shampoo. Dessa maneira, o óleo atuará como protetor dos fios, impedindo-os que fiquem ressecados por causa da ação do shampoo.

Na umectação capilar: aplique o ingrediente na raiz e comprimento dos fios e massageie bem as mechas de cabelo. Aguarde cerca de duas horas e então lave os cabelos. Faça esse procedimento no máximo uma vez por semana.

Vinho de patauá

Vinho de patauá /Foto: Juliana Lima | Flickr

Nos mercados abertos de Belém, a importância do "vinho de patauá" (parecido com leite com chocolate) é preparado semelhante ao "vinho" de açaí.

O vinho do Patauá é feito artesanalmente após a colheita dos frutos. Eles são lavados, colocados em água quente para amolecer, socados em pilão, coados para separar o líquido do bagaço, que servirá para alimentar os animais.

Veja mais notícias sobre AmazôniaMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/