Aldeia Moikarakô Ti-Kaiapó realiza cerimônia de posse do novo cacicado

Ô-É Paikan Kayapó e Ireô Kayapó são os novos caciques da nação

Entre os dias 28 e 30 de maio aconteceu a cerimônia de posse dos novos caciques do povo Kaiapó, que vivem na aldeia Moikarakô Ti – Kaiapó, na cidade de Ourilândia do Norte, no sul do Pará. Ô-É Paikan Kayapó e Ireô Kayapó são os novos caciques da nação.

Foto: Divulgação

A coordenadora da GPDPI Puyr Tembé, que é líder indígena pertence ao povo Tembé, da TI Alto Rio Guamá, representou a Sejudh na cerimônia. Ela disse que a participação do Estado no evento reforça e reconhece a importância da participação feminina no cacicado. “O empoderamento das mulheres é de extrema importância e valoriza os espaços de decisão política interna dos povos”, colocou.

Os Kayapós são povos que vivem às margens do Rio Xingu e de seus afluentes, no sul do Pará. Diversas aldeias ainda mantém as tradições originais, como a língua falada que pertence à família linguística Jê, que mantém as tradições originárias desde de seu contato com o não indígena.

Essa é mais uma vez que uma mulher assume como cacique em aldeia dos Kayapós, do Xingu. Ô-É Paikan Kayapó é filha do líder indígena Paulinho Paikan, que faleceu em 2020, vítima da Covid-19. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade