Confira a lista para mostrar um pouco da relação amorosa entre algumas espécies de animais encontrados na Amazônia
Conheça a lista para mostrar um pouco da relação amorosa entre oito espécies de animais encontrados na Amazônia que são fiéis até a morte:
Araras, Papagaios e Periquitos (Psitacídeos)
São bem parecidos e comumente encontrados nas árvores das cidades amazônicas. Eles andam em grupos, e em muitos casos formam casais monogâmicos que ficarão juntos e fiéis um ao outro, a vida inteira. O período reprodutivo é entre julho e dezembro.
Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
É uma espécie ameaçada de extinção, que está presente na área de fronteira entre Amazônia e o Cerrado. Praticam a monogâmia, que fica mais evidente durante o período reprodutivo, fora disso são bem distantes e dormem sozinhos.
Baratas
Sim, elas são monogâmicas e os relacionamentos geralmente duram para sempre.
Urubu-de-cabeça-preta
São vistos em bandos sobrevoando as áreas urbanas das cidades. É um animal que também é fiel à parceira no período de reprodução.
Morcego da Amazônia (Vampyrum spectrum)
É um carnívoro, também conhecido por Andirá-guaçu, e formam casais fieis até a morte.
Coruja-buraqueira
É bem abundante no Brasil, e usa o solo para fazer seus ninhos. Normalmente é monogâmica, e no período de incubação, o macho é responsável por levar o alimento à fêmea.
Gavião-carijó
Também tem um acasalamento monogâmico, onde a fêmea choca os ovos e o macho caça para alimentá-la durante o período de incubação e ainda na criação dos filhotes.
Ariranha
São maiores que as lontras, mas também brincalhonas e barulhentas. Vivem em pequenos grupos, mas é um mamífero fiel ao parceiro.