Saiba onde ficam as mesquitas nos Estados da Amazônia

Uma das maiores religiões do mundo, o Islamismo tem, segundo estimativas, mais de 1,5 milhão de adeptos no Brasil.

Uma das maiores religiões do mundo, o Islamismo tem, segundo estimativas, mais de 1,5 milhão de adeptos no Brasil. O  Portal Amazônia relembra a presença da comunidade árabe na Amazônia, que segundo historiadores, os primeiros registros de árabes na região amazônica se dão na segunda metade do século XIX. 

Grande parte dos muçulmanos atuais são descendentes de imigrantes sírios e libaneses, que fixaram residência no país durante a Primeira Guerra Mundial.

Práticas e costumes 

As práticas do Islã é baseada nos cinco pilares, que um muçulmano deve colocar em prática e tornar sua fé completa. São eles: Shahada, que é a declaração de fé, seguido do Salat, que são as orações diárias, depois o Zkat que é praticar a caridade aos mais necessitados, o quarto é o Saum, jejum durante o Ramadan, e o Haji que é a peregrinação para a cidade sagrada de Meca.

Normalmente, a mesquita é aberta cinco vezes ao dia para a prática do “Salat”. Para os muçulmanos que seguem à risca os princípios do islamismo, devendo ser cumprido, ao amanhecer, ao meio dia, no meio e final da tarde e à noite, como forma de professar a fé em Allah e delinear o tom do dia.

Como a mesquita é a casa sagrada dos muçulmanos, no qual eles recriam a presença divina na terra, é importante que o visitante ofereça à mesquita o mesmo nível de reverência que daria em qualquer outro lugar de adoração, mas adicione os comportamentos necessários e o estilo da roupa ao adentrar ao espaço. 

Manaus 

Inaugurada em 2012, a mesquita do Amazonas é também a primeira mesquita da região Norte, construída com doações da comunidade islâmica de Manaus. Além de funcionar para a realização das cinco orações diárias obrigatórias, a mesquita também fica aberta ao público para visitações. 

Seguindo a arquitetura tradicional islâmica que dá vazão aos espaços interiores, a estrutura da mesquita, onde também funciona o Centro Islâmico do Amazonas, recebe o mesmo estilo das demais obras muçulmanas. Suas duas torres brancas com cúpulas nas pontas se destacam, à distância, no Centro da cidade.

A Mesquita fica localizada na rua Ramos Ferreira, 789, no Centro de Manaus.

Cuiabá 

Inaugurada em 1978, a mesquita de Cuiabá se destaca pela arquitetura e chama atenção à distância, com a sua torre, vinda da Arábia Saudita, que pode ser vista em diferentes pontos da cidade. 

No seu interior, desenhos pintados à mão permeiam todo o seu em torno com as escrituras sagradas do Alcorão. No chão, tapetes requintados dão conforto aos fiéis em suas orações. 

O local é aberto à visitação pública, porém é necessário seguir e respeitar as normas da cultura islâmica, como deixar os sapatos na entrada do templo. Além disso, mulheres receberão um véu para cobrir os cabelos e ombros. Também é necessário usar roupas abaixo dos joelhos para poder entrar no santuário.

A Mesquita fica localizada na rua Baltazar Navarros, 9, no bairro dos Bandeirantes.

São Luiz

Centro Islâmico do Maranhão

R. P- Qd. 24, nº 4Residencial Terra Livre- São Luiz – MaranhãoCEP: 65067-655

Tel. (98) 3236-7305/3082-7529/9114-4979

E-mail : sociedade-islamica-maranhense@hotmail.com

 Pará

Centro Islâmico de Belém. Foto: Reprodução/facebook: Centro Islâmico Cultural do Pará

A Comunidade Islâmica de Belém (Mesquita de Belém) trabalha na Divulgação da Religião Islâmica no Estado do Pará por meio de Palestras e Aulas de Cultura e Língua Árabe. O prédio fica localizado:

Endereço: Rua Ferreira Cantão, 213. Bairro Campina. 

Telefone (91) 98309-7392. 

E-mail: mensagem

 Rondônia

Centro Islâmico de Porto Velho. Foto: Reprodução/internet

Mussala de Porto Velho:  

Endereço: Av. Calama, 1128 – São João Bosco, Porto Velho.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amapá alerta para o período de defeso do caranguejo-uçá

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) reforça as fiscalizações que resguardam a reprodução do crustáceo de 13 a 18 de janeiro de 2025.

Leia também

Publicidade