O aluno produziu dois documentários sobre fenômenos naturais importantes que ocorrem na Amazônia
O aluno do curso de mestrado do programa em Ciências Ambientais, da Ufac, Jair de Souza Costa, produziu dois documentários sobre fenômenos naturais importantes que ocorrem na Amazônia. O trabalho ocorre no âmbito de discussões do projeto Prodigy, cooperação científica entre Alemanha, Brasil, Bolívia e Peru.
Segundo Jair, os vídeos visam levar à comunidade científica e em geral conhecimento sobre esses fenômenos de maneira simples, objetiva e acessível. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar essas riquezas que nós temos, que sãos as riquezas naturais; e ao mesmo tempo compreendê-las”, disse.
Os vídeos produzidos são “Amazônia: Rios que Voam” e “Mudanças Climáticas na Amazônia: Ponto de Ruptura”, que discutem a importância do regime de chuvas no Brasil e na América do Sul, alertando sobre a degradação da floresta amazônica por meio de desmatamentos e queimadas e como isso pode alterar o regime do ciclo de água na região. Os vídeos contam com a colaboração de pesquisadores do Brasil, Alemanha, Nigéria e Reino Unido. O projeto contou com orientação científica do professor da Ufac, Irving Foster Brown.