Mestrando da Ufac produz vídeos sobre fenômenos naturais na Amazônia

O aluno produziu dois documentários sobre fenômenos naturais importantes que ocorrem na Amazônia

O aluno do curso de mestrado do programa em Ciências Ambientais, da Ufac, Jair de Souza Costa, produziu dois documentários sobre fenômenos naturais importantes que ocorrem na Amazônia. O trabalho ocorre no âmbito de discussões do projeto Prodigy, cooperação científica entre Alemanha, Brasil, Bolívia e Peru.


Segundo Jair, os vídeos visam levar à comunidade científica e em geral conhecimento sobre esses fenômenos de maneira simples, objetiva e acessível. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar essas riquezas que nós temos, que sãos as riquezas naturais; e ao mesmo tempo compreendê-las”, disse.

Os vídeos produzidos são “Amazônia: Rios que Voam” e “Mudanças Climáticas na Amazônia: Ponto de Ruptura”, que discutem a importância do regime de chuvas no Brasil e na América do Sul, alertando sobre a degradação da floresta amazônica por meio de desmatamentos e queimadas e como isso pode alterar o regime do ciclo de água na região. Os vídeos contam com a colaboração de pesquisadores do Brasil, Alemanha, Nigéria e Reino Unido. O projeto contou com orientação científica do professor da Ufac, Irving Foster Brown. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade