Conheça o peixe-boi-da-Amazônia, o ‘cantor’ que equilibra o ecossistema da região
A atividade do projeto, executado pela Associação Amigos do Peixe-boi em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), será realizada de segunda a quinta-feira da próxima semana (28 a 31).
Segundo o responsável pelo Programa de Reintrodução de Peixes-bois, o biólogo Diogo de Souza, essa etapa é determinante para saber quais animais serão devolvidos no rio. “É extremamente importante avaliar a condição clínica dos animais para garantir a saúde dos peixes-bois a serem devolvidos na natureza e evitar a contaminação das populações selvagens”, explicou.
A captura é uma das etapas do Programa de Reintrodução de Peixes-bois do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e é executado pela Ampa em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Amazônia do Inpa.
Semicativeiro
Após essa etapa de captura no lago, os 12 animais selecionados estarão aptos à fase de soltura, que acontecerá em março deste ano. Os peixes-bois serão levados para a Reserva Piagaçu-Purus, onde acontecia caça intensa desses animais para o consumo da carne.
A atividade também tem o apoio do Projeto Museu na Floresta que é patrocinado pela agência japonesa JICA e a Universidade de Kyoto.