ICMBio publica edital do programa Adote um Parque

Além do edital, o Ministério do Meio Ambiente assinou dois protocolos de intenção

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou quinta-feira (4) um edital de chamamento público para selecionar os adotantes de parques nacionais na primeira etapa do Programa Adote um Parque, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente no mês passado. O chamamento contempla 132 unidades de conservação federais na Amazônia.

Foto: Mario Oliveira/Divulgação

Pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, podem enviar suas propostas ao ICMBio por meio do email adoteumparque@icmbio.gov.br, ou via envelope fechado, conforme as instruções do edital. As adoções serão efetivadas na forma de doação de bens e serviços para a conservação das unidades, à razão esperada de R$ 50 por hectare ao ano. Os serviços incluem monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais e desmatamento ilegal, recuperação de áreas degradadas, entre outros pontos.

Além do edital, o Ministério do Meio Ambiente assinou dois protocolos de intenção, o primeiro com o Carrefour, no ato de instituição do programa, e o segundo com a Genial Investimentos, nesta terça-feira (2) .

O Adote um Parque é um programa do governo federal para atrair recursos do setor privado para a proteção das 334 unidades de conservação federais. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Integração de espécies eleva produtividade e reforça sustentabilidade na piscicultura amazônica

A pesquisa comparou ainda a piscicultura com outras atividades agrícolas, como pecuária bovina, suinocultura e avicultura, e mostrou que é possível produzir a mesma quantidade de proteína usando menos área.

Leia também

Publicidade