Manaus 30º • Nublado
Quinta, 21 Outubro 2021

FRAM e Instituto Soka promovem discussão sobre preservação genética da floresta e cidades sustentáveis

Foto: Reprodução

Em alusão ao Dia da Árvore, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) e o Instituto Soka se unem, em evento híbrido, para discutir "Caminhos e Oportunidades para uma Manaus mais arborizada".

A conferência será realizada na terça-feira (21), e contará com a palestra de pesquisadores internacionais e mesa redonda com representantes do governo e participação online do público.

A ideia é sensibilizar a audiência para a importância da preservação do DNA das espécies, através do banco de sementes, e ainda, trazer projetos e modelos de cidades sustentáveis que vem dando certo país afora e podem ser adaptados.

Após as palestras, uma mesa redonda será composta por representantes das secretarias de Meio Ambiente do Estado e Município, Secretaria Municipal de Educação, FRAM e Instituto Soka para discutir o que vem sendo feito e o futuro das florestas por meio da conservação.

O 'Consciência Limpa Experiencie' vem com a proposta de gerar reflexão sobre as soluções e alternativas que podemos trazer para a realidade amazônica pensando na conservação da biodiversidade das espécies.

A programação completa prevê dois dias repleto de atividades, sendo o primeiro dia dedicado a crianças de escolas públicas de Manaus, e o segundo ao público adulto, com o evento virtual com autoridades na temática ambiental.

"Não queremos apenas que este seja um evento de celebração pela importância das árvores, mas também uma provocação à população em geral e às autoridades sobre o papel da sociedade civil e o comprometimento dos governos nesta visão de uma cidade mais arborizada e consequentemente dar ao homem que vive na Amazônia melhores condições para viver nos centros urbanos", afirma Marcya Lira, diretora administrativa da FRAM.

O Consciência Limpa é um projeto que possui mais de 10 anos e já atuou frente às questões urbanas mais comuns à sociedade que vive em Manaus, por meio de trabalho de educação ambiental no entorno dos igarapés que cortam a cidade.

"Trazer o Consciência Limpa para este encontro de discussões com vistas à ampliação do pensamento crítico e executor de nossos governos eleva cada vez mais o papel de instituições sérias como a Fundação Rede Amazônica e o Instituto Soka que veem a Amazônia muito além das árvores e que entendem a necessidade de refletir a riqueza das florestas nas grandes cidades", finaliza Marcya. 

 Programação

Na segunda-feira (20), a imersão começa às 9h, com uma trilha ecológica no Instituto Soka, passa pela Oficina de sementes, atividade que mostra a trajetória da semente, processo de produção de mudas, plantio e georreferenciamento, encerrando às 11h, com o plantio de mudas pela criançada.

Já na terça-feira (21), o evento começa, também às 9h, com as palestras dos pesquisadores, segue com mesa de discussão e encerra às 11h, com as perguntas do público. A transmissão online será feita no canal do Youtube do Instituto Soka. 

 Sobre a Fundação Rede Amazônica

 A Fundação Rede Amazônica, braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 36 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas, contribuindo com a proteção e desenvolvimento do homem da Amazônia.

 Sobre o Instituto Soka

Foto: Divulgação

O Instituto Soka Amazônia nasceu em 2014 com a missão de gerenciar a Reserva Particular do Patrimônio Natural dr. Daisaku Ikeda. Com suas ações voltadas para o apoio a pesquisa científica, educação ambiental e o desenvolvimento de um banco de sementes nativas do Amazonas, vem desenvolvendo projetos junto aos seus parceiros tanto públicos como privados.

Ações de educação ambiental, dentro e fora da reserva, projetos de plantios pela cidade junto com seus parceiros e o envolvimento de empresas nas ações ambientais, são algumas das ações práticas desenvolvidas pelo Instituto. 

Veja mais notícias sobre AmazôniaFRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/