Fotografia de boto ‘sorrindo’ na Amazônia conquista premiação mundial

Registro foi feito pela norte-americana Kat Zhou e ganhou uma competição de melhores fotógrafos subaquáticos.

A foto de um boto-cor-de-rosa na Amazônia foi a vencedora do ‘Underwater Photographer of the Year 2023‘, uma premiação que destaca os melhores fotógrafos subaquáticos do mundo. A cena que conquistou o primeiro lugar da competição fotográfica foi capturada pela fotógrafa norte-americana Kat Zhou. Ela batizou a imagem de ‘Boto encantado’.

A única informação sobre a imagem é que foi tirada na Amazônia, sem especificar qual rio ou cidade brasileira. O boto-cor-de-rosa aparece com parte do bico para fora da água, durante o entardecer, esbanjando simpatia no que foi interpretado como um sorriso

‘Boto Encantado’. Foto: Kat Zhou/

Em seu perfil no Instagram, Kat Zhou celebrou a vitória. “Estou realmente muito honrada e em êxtase por ter sido nomeada fotógrafa subaquática do ano de 2023 no concurso deste ano”, escreveu.

Kat também declarou ser grata pela oportunidade de levar conhecimento sobre o boto-vermelho da Amazônia para tantas pessoas, por se tratar de uma espécie que não se fala com muita frequência e estar ameaçada de extinção.

“Existem apenas 6 espécies existentes de botos no mundo, e todas elas estão ameaçadas de extinção ou criticamente ameaçadas. Todos os botos enfrentam pressões semelhantes, incluindo poluição e projetos de desenvolvimento em larga escala que alteram os fluxos dos rios e perturbam os ecossistemas locais. Os botos da Amazônia também são afetados por envenenamento por mercúrio devido à indústria local de mineração de ouro e, em algumas partes da Amazônia, são mortos intencionalmente pela pesca para serem usados como isca para uma espécie premiada de bagre. Embora os locais geralmente reverenciem esses golfinhos como criaturas lendárias com poderes mágicos, se continuarmos no caminho atual de destruição ambiental na Amazônia, eu temo que eles realmente se tornarão nada mais que seres míticos”, 

defendeu.

A foto do boto-cor-de-rosa brasileiro venceu mais de 6 mil imagens enviadas de 72 países e foi considerada pelos juízes como a melhor foto que já viram da espécie.  Outras fotos vencedoras podem ser conferidas aqui.

*Com informações do g1 Meio Ambiente

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisadora descobre novo papel do peixe-boi: o de “jardineiro da Amazônia”

Atualmente, o peixe-boi é classificado como espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O maior risco para sua extinção vem da caça ilegal.

Leia também

Publicidade