Mistério: o caso do filhote de ‘Mapinguari’ que intrigou Manaus em 2006

Moradores da zona leste de Manaus se assustaram com o que descreveram como uma ninhada de 'filhotes de Mapinguari'

A Amazônia é berço de biodiversidade única e, ao mesmo tempo, palco de lendas que atravessam gerações. Neste vasto território, onde a natureza e o imaginário popular se entrelaçam, é comum ouvir relatos sobre a Iara, o Curupira, a Boiúna — e até o enigmático Mapinguari, criatura lendária conhecida por seu tamanho descomunal, apenas um olho e com uma boca no meio do umbigo. Mas e se uma dessas lendas ganhasse forma no mundo real?

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

Foi o que pensaram os moradores do bairro João Paulo II, na comunidade Novo Milênio, zona leste de Manaus, em 2006, ao se depararem com o que descreveram como uma “ninhada de filhotes de Mapinguari”. Segundo testemunhas, seis pequenos animais foram encontrados em meio à mata. Eles teriam apenas um olho no centro da cabeça e caminhavam apenas com as patas traseiras.

O pânico tomou conta da vizinhança. Cinco das criaturas foram mortas, mas uma foi preservada em um frasco com álcool para análise. O caso rapidamente ganhou as ruas — e depois, os jornais. Seria o início de uma nova era de descobertas mitológicas? Ou havia uma explicação mais plausível?

Leia também: ‘Bizarrices’ no mundo animal: relembre casos de animais geneticamente modificados na Amazônia; o último vai te surpreender (vídeo)

‘Mapinguari’ Filhote de gato com teratogênese assustou moradores de Manaus. Foto: Reprodução

Leia também: ‘Fenômeno genético?’: Galinha com características de duas espécies nasce em sítio de Rondônia

A ciência entra em cena

Na época, imagens do suposto filhote de Mapinguari chegaram até o pesquisador Dr. Anselmo D’ffonseca, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Hoje, quase duas décadas depois, D’ffonseca relembra o caso com um sorriso, e respondeu sobre o animal de uma maneira direta. “Era um filhote de gato com uma má formação genética”, afirmou.

Em entrevista ao Portal Amazônia, o pesquisador explicou que a condição é conhecida como teratogênese — uma anomalia no desenvolvimento embrionário que pode resultar em deformações físicas diversas.

“Isso pode causar, por exemplo, o surgimento de um chifre nas costas de um boi, ou membros extras. Nesse caso, o animal apresentava uma ciclopia, ou seja, um único olho. Isso assusta, é claro, mas é um fenômeno natural.”

Leia também: Conheça 5 animais estranhos da Amazônia

Mito ou mutação?

Apesar da explicação científica, o caso nunca deixou de povoar o imaginário popular local. Para muitos moradores, a aparência inusitada do animal ainda hoje levanta dúvidas. No entanto, D’ffonseca ressalta que esse tipo de ocorrência não é tão rara quanto parece. “As pessoas acabam associando à coisas sobrenaturais. Mas não tem nada disso. É bem natural, ainda que impactante à primeira vista”, completou.

O caso do filhote de ‘Mapinguari’ que intrigou Manaus em 2006. vídeo: reprodução/Facebook Manaus na História

Sobre a Lenda do Mapinguari

Os caboclos contam que dentro da floresta vive o Mapinguari, um gigante peludo com um olho na testa e a boca no umbigo. Para uns, ele é realmente coberto de pelos, porém usa uma armadura feita do casco da tartaruga. O Mapinguari emite um grito semelhante ao grito dado pelos caçadores. Se alguém responder, ele logo vai ao encontro do desavisado, que acaba perdendo a vida. 

Lenda do Mapinguari. Foto: gerada por IA

Há muitas versões para essa lenda, mas uma das principais conta que era um guerreiro muito forte que morreu durante uma batalha. Ele era tão valente que a mãe natureza o fez renascer e se tornar em um guardião da floresta.

Muita gente acredita que a origem da lenda do Mapinguari seja o megatério, ou preguiça-gigante, um animal pré-histórico que vivia nessas terras até 10 mil anos atrás.

Leia também: ‘Fenômeno genético?’: Galinha com características de duas espécies nasce em sítio de Rondônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade