Escada de Jabuti, a planta que serve para tratamento de pedra nos rins

O chá da planta pode ser utilizado no tratamento de doenças inflamatórias, reumatismo e no controle do colesterol

A escada de jabuti (Schnella sp.) também popularmente conhecida como pata-de-vaca, é um cipó típico em florestas da América Latina, onde é possível encontrar espécies finas, em torno de 1cm de largura e superam 30cm em plantas mais velhas. Enquanto cresce, camadas laterais são formadas em formas de anéis.

Em suas propriedades medicinais, ela possui ação anti-sifilítica, anti-reumática, anti-hemorróidas, além de combater o colesterol e ação anti-inflamatória.

Foto: Divulgação

 De acordo com José Guerreiro, comerciante de ervas medicinais da comunidade Santo Expedito, a escada de jabuti pode ser usada em forma de chá para tratamento de diabetes, infecção urinária e pedras nos rins.

“Um punhado da escada de jabuti e ferver em meio litro de água e fazer o chá, é muito bom para tratamento de hemorróidas também”afirma.

Além de ser usado de forma medicinal, o cipó também é utilizado como matéria-prima para a confecção de artesanato.

Para saber mais sobre a Escada de Jabuti, o Portal Amazônia te convida a conferir o vídeo no Amazonsat:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Seca extrema cria “parque” em Manaus, mas vegetação incomum põe em risco equilíbrio ecológico

Às margens do rio Negro, manauaras aproveitam a grama que surgiu durante a estação seca. No entanto, com a retomada do nível normal do rio, a vegetação pode causar desequilíbrio ambiental e até propagar doenças.

Leia também

Publicidade