Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Saiba a origem dos nomes dos nove Estados da região amazônica no Brasil

A maioria dos nomes de Estados da Amazônia brasileira possuem origem linguística do Português e do Tupi, mas alguns vem até mesmo do Grego. Você já imaginou o que significa ou a origem desses nomes? 

O Portal Amazônia procurou a origem etimológica dos Estados da região amazônica. Confira:

Acre 

Existem duas hipóteses para este nome. A primeira se origina do apurinã uwákürü, 'rio verde', por meio da corruptela a'quiri ou a'kiru, em referência ao Rio Aquiri. Ou do mundurucu áquiri, "uma touca de penas". A grafia atual data de 1878, quando um comerciante paraense não entendeu a escrita do colonizador João Gabriel de Carvalho Melo, que havia pedido mercadorias para a "boca do rio Aquiri".

Amapá

São três hipóteses para a origem do nome Amapá: a primeira hipótese é que venha do tupi 'amapá', o 'lugar da chuva' (ama, 'chuva' + paba, 'lugar', 'estância' ou 'morada'); a segunda seria da derivação de ama'pá, nome da árvore apocinácea Parahancornia amapa na língua geral setentrional; ou do nheengatu para 'terra que acaba', em referência ao então limite da colonização portuguesa, ou 'ilha', em referência às ilhas do litoral do Estado.

Amazonas

O responsável por nomear o Amazonas foi o explorador espanhol Francisco de Orellana, que, por sua vez, afirmou ter encontrado mulheres guerreiras ao longo do rio em 1541 e as associou às amazonas da mitologia grega.

Maranhão

Talvez uma corruptela do tupi 'para-nhana', o 'rio que corre'. Maranhão é um nome antigo do Rio Amazonas (cf. rio Marañón); também pode ser do espanhol marañón, ou "cajueiro", que, de qualquer forma, também viria provavelmente de uma língua ameríndia (já que o caju é nativo da América).

Mato Grosso

Sentido literal, por causa da vegetação densa na região. O nome teria sido dado por bandeirantes na década de 1730.

Pará

Do tupi 'pará', o 'mar', o 'rio largo', em referência ao estuário do Rio Amazonas. Pará era outro nome do Rio Amazonas. 

Rondônia

Em homenagem ao Marechal Cândido Rondon, explorador da região.

Roraima

São diversas possíveis origens do nome 'Roraima'. A primeira hipótese é que seja baseado do 'pemon roroima', a 'montanha verde-azulada'; do ianomâmi 'roro imã', que significa 'montanha trovejante'; do étimo das línguas caribes para 'fonte dos papagaios', a partir de 'roro' (papagaio) e imã (pai ou formador). Todos esses termos se referem ao Monte Roraima, montanha na divisa entre Brasil, Venezuela e Guiana.

Tocantins

Do rio homônimo, que, por sua vez, vem da tribo indígena homônima que habitava o rio. Do tupi 'tukantim', que significa 'bicos de tucanos' (tukana, 'tucano' + tim, 'bico').


E aí? Conhece mais alguma possibilidade de origens dos nomes dos Estados?



Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/