Conheça 10 frutas exóticas encontradas na Amazônia

Com 5,5 milhões de quilômetros de pura diversidade, a Amazônia é rica em frutos, alguns exóticos e outros que só são encontrados nesta área
 
 Com uma área de 5,5 milhões de quilômetros, uma imensidão de floresta, grande diversidade de espécies da flora e fauna, a Amazônia também é rica em frutos, alguns exóticos e outros que só são encontramos nessa vasta área, que perpassa nove países da América do Sul. Conheças algumas das frutas amazônicas:
 
Abiu

Quando madura tem a casca amarelada. Ao abrir o fruto libera um leite viscoso e branco que adere aos lábios. A semente é envolta em uma polpa adocicada e branca. É rico em vitamina B1, B2, B5 e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibras.  

Foto: Divulgação
 

Araçá-boi

Também conhecido como araçá-do-sertão, é um fruto arredondado, quando está maduro é de cor amarelada. Tem polpa consistente e envolvida por várias sementes, tem cheiro característico e é azedo.  

Foto: Divulgação
 
Bacaba

Um fruto também parecido com o açaí, no entanto mais oleosa. Tem a polpa extraída para produção do “vinho”, comumente encontrado nas feiras das principais cidades amazônicas.  
Foto: Reprodução/Flickr
 
Bacuripari 

Tem a polpa branca e ácida, cheiro e gosto fortes. É comumente encontrada na forma de cremes, doces e sucos. 

Foto: Divulgação
 
Camapú (Physalis)

No formato de uma esfera, envolta em uma proteção, com a polpa envolta em sementes. A fruta é saborosa, e é mais comum ser encontrada na forma de doces, sorvetes, cremes e bombons.   

Foto: Divulgação
 
Camu-camu 

É arredondada e tem a coloração roxa escura quando está maduro. A polpa é aquosa e envolve a semente. Tem alto valor nutritivo e concentração de Vitamina C superior ao da acerola.  

Foto: Divulgação
 
Cubiu 

Também conhecido com maná-cubiu ou tomate-de-índio, é um fruto cítrico usado como alimento, medicação e cosmético. Facilmente encontrado na forma de sucos, doces, geleias e tira gosto.  

Foto: Divulgação
 
Inajá

O fruto é de coloração amarelo-claro, tem polpa pastosa e fibrosa, suculenta, oleosa e de aroma forte.  

Foto: Reprodução/Flickr
 
Ingá

É um fruto comprido, que contém as contém as sementes escuras envolvidas por uma polpa branca e comestível.  

Foto: Divulgação
 
Mari-mari (umari)

Tem sabor e aroma forte. Pode ser encontrado na coloração roxo-escuro e amarelo-laranja. É rico em vitamina A, fibras, carboidratos, óleos e proteínas. 

Foto: Divulgação 
 
Pajurá

Tem a polpa doce, espessa, oleosa, de alaranjada e comestível, e tem forte cheiro.  

Foto: Divulgação
 
Patauá

Vendido em algumas cidades como “parente” do açaí, o  patauá é um fruto comestível rico em óleo, que também é usado como medicação e cosmético.  

Foto: Reprodução/Flickr
 
Pepino do mato
De coloração branca, textura consistente, o fruto é leitoso e pegajoso. Para consumo é necessário a extração do látex, que pode ser batendo no fruto ou deixando-o na geladeira por 12 horas.  
Foto: Divulgação
 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade