Manaus 30º • Nublado
Domingo, 26 Junho 2022

Comunidades indígenas de Roraima recebem oficinas de georreferenciamento de sítios arqueológicos

Durante o mês de abril, comunidades indígenas de Roraima participam de oficinas de Educação Patrimonial e Georreferenciamento de Sítios Arqueológicos. As oficinas tem duração de dois dias cada uma e serão realizadas atividades em quatro comunidades diferentes, alcançando moradores das proximidades. Também será realizada umapresentação em Boa Vista envolvendo organizações indígenas e instituições de educação e cultura.

A ação faz parte do processo de recadastramento e georreferenciamento de 70 sítios arqueológicos realizado pelo Iphan no estado, como forma de retorno às pessoas que vivem perto desses locais. A ação é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

Foto: Acervo Iphan

Serão abordados temas relacionados ao Patrimônio Cultural e arqueologia com o objetivo de promover o debate sobre a preservação dos sítios arqueológicos, apresentando a legislação sobre o assunto e o papel do Iphan. Também serão apresentados conhecimentos básicos sobre georreferenciamento e ferramentas gratuitas que podem auxiliar neste trabalho.  

"O objetivo é aproximar o Iphan e a população, compartilhando conhecimento com os moradores do entorno dos sítios arqueológicos. Eles são os principais protetores desse patrimônio",

afirma a arqueóloga do Iphan-RR, Rafaela Regina Pascuti Leal, organizadora da ação.

No trabalho de recadastramento e georreferenciamento, os sítios são identificados, delimitados e caracterizados para atualização das Fichas de Cadastro de Sítios Arqueológicos, no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão do Iphan (SICG)

O cadastro no banco de dados possibilita o acesso à população e forma subsídios para elaboração de políticas públicas voltadas para a gestão desses bens. É uma maneira de promover a salvaguarda e documentação do Patrimônio Arqueológico de Roraima.

Programação

Oficinas de Educação Patrimonial e Georreferenciamento de Sítios Arqueológicos

Data: 12 a 26 de abril

Horário: 8h30 às 18h

Locais

12 e 13 de abril

Local: Comunidade Indígena Boca da Mata, Alto São Marcos, Pacaraima (RR).

14 e 15 de abril
Local: Comunidade Indígena Maruai ou Roça, Médio São Marcos, Pacaraima (RR).

18 e 19 de abril
Local: Comunidade Indígena Campo Alegre, Baixo São Marcos, Pacaraima (RR).

21 e 22 de abril
Local: Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, Comunidade Indígena Barro, Região do Surumu, Pacaraima (RR).

25 e 26 de abril
Local: Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima (INAN-UFRR), sala 02.
Endereço: Av. do Contorno, Bairro Aeroporto, Boa Vista (RR).


Veja mais notícias sobre AmazôniaRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/