O Portal Amazônia traz 6 receitas de chás de plantas medicinais com propriedades anti-espasmódicas.
Se você é mulher e já se sentiu prejudicada por cólicas menstruais já deve ter ouvido várias dicas e receitas milagrosas para aliviar as dores. Mas você sabia que além de técnicas como colocar um pano quente na barriga, existem chás de ervas e plantas que ajudam a conter as dores? Isso porque alguns desses chás possuem ação anti-espasmódicas. O Portal Amazônia mostra 6 desses remédios naturais. Confira a seguir:
1. Chá de folhas de mangueira (Mangifera indica)
Com propriedades anti-espasmódicas, esse chá auxilia nas dores menstruais. Para que a cólica fique menos intensa, de forma natural, este chá deve ser tomado 4 vezes por dia.
Ingredientes
- 20 gramas de folhas da mangueira;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por 5 minutos. Tapar e deixar amornar, a seguir, coar e, para adoçar este chá, adicione 1 colher de chá de mel de abelhas, por xícara. Porém, essa adição deve acontecer apenas no momento de beber, e não no litro todo de chá.
2. Chá de agnocasto (Vitex agnus-castus)
O chá de agnocasto possui propriedades sedativas e anti-espasmódicas, que ajudam a equilibrar os níveis hormonais, sendo eficaz não só no alívio das cólicas, mas também de outros sintomas relacionados a menstruação, como espinhas, tpm e irregularidades no ciclo menstrual.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de agnocasto;
- 200 ml de água fervente.
Modo de preparo
Juntar os ingredientes e deixar repousar durante cerca de 15 minutos. Depois coar e beber 2 a 4 vezes por dia. Deve-se ter cuidado ao administrar as doses do chá, pois altas dosagens podem provocar problemas intestinais.
3. Chá de alfavaca (Ocimum basilicum)
Planta medicinal bem aromática e saborosa, possui propriedades anti-espasmódicas, atuando contra cólica e também tem uso indicado para o preparo de bebidas desintoxicantes.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de alfavaca;
- 500 ml de água.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante alguns minutos. Deixar esfriar e beber a seguir. Deve-se beber este chá de 6 em 6 horas, sem açúcar, porque o açúcar pode piorar as cólicas menstruais.
4. Chá de artemísia (Artemisia vulgaris)
Além de diminuir a dor e o desconforto abdominal, ajuda no controle do ciclo menstrual e possui propriedades calmantes que combatem o estresse e ansiedade.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas de artemísia;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Juntar os ingredientes e deixar repousar durante cerca de 5 minutos. Depois tapar, deixar esfriar e beber 2 a 3 xícaras por dia. Para aumentar o efeito deste chá, a mulher pode colocar um saco de água morna sobre a barriga e deitar-se de lado.
5. Chá de gengibre (Zingiber officinale)
Uma ótima solução natural para as cólicas menstruais é o chá de gengibre com camomila. Esse chá é uma mistura eficaz, pois enquanto o gengibre age como anti-inflamatório diminuindo as dores, a camomila age como calmante proporcionando o relaxamento necessário durante este período do mês.
Ingredientes
- 1 colher (chá) de gengibre picado
- 1 colher (chá) de camomila seca
- 250 ml de água
Modo de preparo
A raiz de gengibre deve ser fervida em um recipiente tampado por aproximadamente 5 minutos, após a solução ser retirada do fogo adicione a camomila. O recipiente deve ser tampado novamente e permanecer em infusão por 10 minutos. Após ser coado e adoçado com mel, o chá está pronto para ser bebido.
6. Chá de calêndula (Calendula officinalis)
Além de propriedades anti-espasmódicas, possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
Ingredientes
- 1 punhado de flores de calêndula;
- 1 colher (de chá) de noz moscada;
- 1 colher (de chá) de erva-doce;
- 1 copo de água.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por 10 minutos. Depois apagar o fogo, tapar a panela e deixar esfriar. A seguir, adoçar a gosto, coar e beber duas vezes ao dia.
Vale ressaltar que todas essas plantas podem ser encontradas em feiras e lojas de produtos naturais. Algumas plantas também são facilmente encontradas em lugares de mata da região amazônica.