Manaus 30º • Nublado
Segunda, 05 Dezembro 2022

Caninana, a cobra mais rápida do Brasil

Caninana_emitindo_alert_20220613-132602_1
Região onde a Caninana pode ser encontrada. Foto: Reprodução/Guia de Cobras da região de Manaus

Cobras são animais que geram medo em muitas pessoas independente de suas características. E a cobra caninana (Spilotes pullatus) é uma que ganha destaque por conta de sua agilidade ao se movimentar, pois ela pode desaparecer "em um piscar de olhos".

Além disso, apesar de não possuir veneno e em geral ser mansa, quando se sente ameaçada, infla o pescoço, arma o bote e ataca o oponente de forma precisa, por isso ganhou fama de "brava".

Ela é da família Colubridae, característica da América Central e América do Sul. No Brasil, ela ocorre no Cerrado, na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, podendo ser encontrada em Estados como o Amazonas, o Pará e o Amapá.

Foto: Leandro Avelar
De acordo com as informações do 'Guia de Cobras da região de Manaus - Amazônia Central', produzido pelos pesquisadores Rafael de Fraga, Albertina Pimentel Lima, Ana Lúcia da Costa Prudente e William E. Magnusson, publicado pela Editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), elas são:


  • Diurnas, vivendo em regiões de vegetação densa;

  • Alimentam-se de sapos, lagartos, aves, ovos de aves e pequenos mamíferos;

  • E seu comportamento defensivo é característico: realiza a expansão de partes do corpo (pescoço), além de vibração de cauda, bote e mordida.

O dorso dessa cobra ajuda em seu reconhecimento, pois, de modo geral, apresenta uma coloração rajada de amarelo e preto, da cabeça até o meio do corpo ou até o final da cauda. Os olhos são pretos e grandes em relação à cabeça. Elas podem chegar a medir até 2,5 metros.

De hábito solitário, essa espécie se une a outro indivíduo apenas no período de reprodução e a fêmea põe cerca de oito ovos.

Agilidade

Sua característica principal é a agilidade. E ela impressiona, pois tem a capacidade de alcançar boas distâncias em segundos, facilitando suas manobras de caça e afugentando predadores. E sua habilidade de deslocamento ágil não é somente em ambientes terrestres, mas também aquáticos.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 05 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/