Manaus 30º • Nublado
Segunda, 15 Abril 2024

Callipogon, um besouro que adora se alimentar de madeira

Alguns insetos podem ser facilmente reconhecíveis por suas características. Os besouros do gênero Callipogon estão entre esses bichos: fazem parte da família Cerambycidae, podem alcançar até 20 centímetros de comprimento e têm como traços distintivos a forma de seu corpo e suas grandes antenas.

Todos os insetos desta família causam impacto na floresta e na agricultura porque vivem entre plantas e árvores. Durante a fase inicial de suas vidas, ainda larvas, adoram se alimentar com madeiras e são especialistas em roer troncos e galhos. Além de servir de alimento, a árvore é usada também como depósito de ovos.

Fotografia de Pedro Cattony, tecnologista no Laboratório Estratégico de Diagnóstico Molecular do Instituto Butantan, em parceria com os fotógrafos Guilherme Correia e Paulo César, que fizeram o registro no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Os troncos também servem como casa para as larvas, que cavam pequenos buracos na casca. Este besouro é encontrado na Amazônia e no sudeste do Brasil, no Equador e também no Peru.

O besouro adulto tem cabeça, tórax e abdômen, olhos grandes, antenas grandes do tamanho de seu corpo, coloração amarronzada e pelos na cabeça e na parte inferior do corpo. 

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários: 2

Dr. Alfonso Guzman em Quarta, 26 Abril 2023 13:07

muita boa la pagina, parabens, saudos da Dinamarca

muita boa la pagina, parabens, saudos da Dinamarca
Paulo Tadeu de Oliveira Barbosa em Quarta, 25 Outubro 2023 15:01

O polligocon é venenoso...fui picado por um...o que devo fazer???

O polligocon é venenoso...fui picado por um...o que devo fazer???
Visitante
Segunda, 15 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/