Avião solidário transporta dois Macacos-barrigudos para projeto de conservação — Foto: Divulgação
Duas fêmeas jovens de macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha cana), espécie típica da Amazônia, foram transportadas de Manaus (AM) para Guarulhos (SP) no dia 15 de maio, pelo programa Avião Solidário da LATAM, em uma ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, de Sorocaba (SP), e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Tieta e Sofia, como são chamadas as primatas, chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Manaus no dia 12 de fevereiro, vindas do município de Tefé, no interior do Amazonas.
Leia também: Pesquisa analisa níveis hormonais de macacos da Amazônia

Segundo o Ibama, a transferência tem como objetivo contribuir para a conservação dos primatas amazônicos, promover o bem-estar dos indivíduos e fortalecer a diversidade genética da população mantida fora do ambiente natural.
“O manejo e o cuidado com esses animais são fundamentais para garantir não só a saúde deles, mas também a continuidade da espécie em ambientes sob nossa responsabilidade”, explicou o Ibama em nota.
Leia também: Ameaçados de extinção: Confira 8 espécies de macacos que podem desaparecer

O transporte aéreo reduziu para cerca de quatro horas um trajeto que, por vias terrestres, levaria mais de dois dias. O tempo de viagem menor garantiu mais segurança e conforto para os animais, que agora passarão a compor um novo grupo social no zoológico de Sorocaba.
Segundo a organização do programa Avião Solidário, desde sua criação, mais de 4,6 mil animais foram transportados gratuitamente no Brasil, além de toneladas de doações e insumos para situações emergenciais.
Leia também: Conheça espécies de macacos que só são encontradas na Amazônia
Cetas
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) é um órgão do Ibama, gerenciado pelo governo federal, que abriga animais resgatados de, por exemplo, incêndio florestal, ou acidentados em ambiente urbano.
Estes centros também recebem animais silvestres por entrega voluntária ou oriundos de apreensão de fiscalização, recuperam e destinam esses animais por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados.
Programa Avião Solidário
Há mais de dez anos o programa Avião Solidário permite, por meio do transporte gratuito de passageiros e carga, apoiar comunidades do Brasil e de toda América do Sul com relação às necessidades de saúde, cuidados com o meio ambiente e catástrofes naturais. A missão com esse programa é abrir as asas para reduzir distâncias quando for mais necessário.
Leia também: Macacos da Amazônia: Descubra espécie que altera seu “sotaque” para se comunicar com outra
*Com informações do g1 AM