Manaus 30º • Nublado
Segunda, 29 Novembro 2021

Asteroide responsável pela extinção dos dinossauros pode ter dado origem à Amazônia

10360_D3391E8C1E4E7EF9

Você já parou pra pensar em como surgiu a Amazônia que conhecemos hoje? Será que a floresta sempre foi assim ou houveram vários processos naturais e acontecimentos que possibilitaram a existência dela?

A origem da Amazônia pode estar muito mais relacionada com os dinossauros do que imaginamos! O Portal Amazônia mostra um estudo sobre o surgimento da Floresta Amazônica.

Foto: Divulgação/Nasa/JPL-Caltech

 Há aproximadamente 66 milhões de anos, no período pré-histórico conhecido como Cretáceo, um asteroide com comprimento entre 10 km e 80 km atingiu a área atualmente conhecida como Península de Yukatán, no México.

O impacto do asteroide provocou uma cratera de 250 km de raio e levantou uma grande nuvem de poeira, que barrou parte dos raios solares, o que causou uma forte queda de temperatura e resultou na extinção de 75% de todas as espécies presentes na Terra, incluindo os dinossauros.

Um estudo, publicado pela Revista Science, identificou que esse asteroide pode ter dado início à estrutura atual das florestas tropicais da América do Sul.

A pesquisa foi realizada por cientistas de universidades e institutos da América do Sul, China, Estados Unidos eEuropa, que analisaram cerca de 50 mil amostras de pólen fossilizado e 6 mil folhas da região da Amazônia colombiana para identificar as mudanças nas características da floresta.

Foto: ReproduçãoJoão Paulo Borges Pedro

Os resultados revelam que, antes da queda do asteroide, a paisagem da região era bem diferente, com florestas menos densas, formadas por árvores coníferas (como os pinheiros) e pequenas plantas do tipo gimnospermas.

Depois do meteoro, as plantas do tipo angiospermas começaram a surgir na região e começou a se assemelhar à Floresta Amazônica que conhecemos hoje.

O estudo também mostrou que a estrutura de copas e folhas das árvores, foi formado nesse período. A composição desses elementos, evoluiu de um ambiente relativamente aberto para uma floresta fechada e em camadas, levando ao aumento da floresta vertical e a uma maior diversidade de formas de crescimento das plantas.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/