Amazônia 360º: conheça as ruínas de Paricatuba, no Amazonas

Na Vila de Paricatuba, um dos principais atrativos são as ruínas de um edifício histórico

Declarada patrimônio histórico cultural e imaterial do estado do Amazonas, a Vila de Paricatuba fica no quilômetro 21 da rodovia Manoel Urbano (AM 070), no município de Iranduba, a cerca de 40 minutos de Manaus por via terrestre.

O nome Paricatuba deriva de “paricás”, uma erva alucinógena utilizada em rituais indígenas, e “tuba”, que significa grande quantidade. No verão, as praias de Paricatuba são apreciadas por turistas e moradores da região. Na Vila, um dos principais atrativos são as ruínas de um edifício histórico. 

Construído com materiais importados da Europa em 1898, no apogeu da Borracha, o prédio Belizário Pena hospedou imigrantes italianos que vieram em busca de trabalho no Amazonas.

Anos depois, virou o Liceu de Artes e Ofícios de Paricatuba, em seguida casa de detenção e, a partir de 1924, hospital para hansenianos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Afundamento dos navios Jaguaribe e Andirá: um confronto com ribeirinhos em Óbidos

A destruição dos navios representou uma perda para a logística regional e para a segurança dos transportes local, e o fato foi registrado no livro 'Histórias, Costumes e Tragédias dos Barcos do Amazonas', de Moacir Andrade

Leia também

Publicidade