Amazon Sat: a importância de transmitir a cultura amazônida

‘Festival Folclórico de Parintins’, ‘Festival das Cirandas’, ‘Fecani’, ‘Cine Amazônia’, ‘Scorpions – Live In The Jungle’ e ‘Glorioso’ foram alguns dos eventos transmitidos no canal que traz novidades para 2022.

Há 24 anos, a missão do canal Amazon Sat é mostrar a Amazônia para o mundo. Para isso, o canal temático apostou em grandes transmissões, principalmente, de festivais regionais espalhados pela região amazônica

‘Festival Folclórico de Parintins’, ‘Festival das Cirandas de Manacapuru’, ‘Festivação da Canção de Itacoatiara’, ‘Cine Amazônia’, ‘Scorpions – Live In The Jungle’ e ‘Festival dos Botos’ foram alguns dos grandes eventos transmitidos pelo canal. 

O Portal Amazônia conversou com algumas pessoas que participaram das principais transmissões da emissora para contar mais sobre esse legado. Confira:

Amazon Sat já transmitiu diversos eventos pela Amazônia. Foto: Reprodução/Amazon Sat

Quem entende todos esses passos é o produtor audiovisual Anderson Mendes, que atuou como gerente de transmissão do Amazon Sat durante alguns anos. “As transmissões do Amazon Sat exigiam um desafio logístico imenso, que envolvia o deslocamento de diversos profissionais até a cidade do evento em questão”, lembrou. 

Itacoatiara (AM), Juruti (AM), Parintins (AM), Manacapuru (AM), Iranduba (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RR) e Alter do Chão (PA) foram algumas das localidades que sediaram eventos transmitidos pelo Amazon Sat. 

Segundo Mendes, a receptividade dos amazônidas é algo que chama a atenção. 

“A nossa equipe sempre foi bem recebida por aí. Isso é um fruto de identificação do canal com a região”, 

explicou.

Foto: Anderson Mendes/Acervo pessoal

E claro que não poderiam faltar desafios, certo? Segundo Mendes, cada lugar tinha uma peculiaridade para acrescentar: “Em Juruti, por exemplo, tivemos o desafio de, literalmente, montar um Amazon Sat na cidade e a logística foi insana. Já Parintins criou uma expectativa grande devido ao valor do evento”.

Uma transmissão que ficou guardada na memória de Mendes foi a da cantata natalina ‘Glorioso’. Na época, o espetáculo foi dirigido pelo americano John Best, que somou com a equipe do Amazon Sat. “A nossa equipe aprende muito com os americanos. Eles foram super profissionais e organizados. Essa troca de experiências agregou muito para o amadurecimento profissional de todos”, destacou.

Veja fotos da equipe do Amazon Sat em alguns transmissões pela Amazônia:

Boas recordações 

A jornalista Ana Cláudia entrou para a equipe do Amazon Sat em 2008. Ela começou como estagiária da Fundação Rede Amazônica, mas logo conseguiu o próprio espaço no canal temático. 

Nas primeiras missões, Ana Claudia atuou nas funções de produtora e repórter. “Um dos focos do Amazon Sat eram as transmissões em outros municípios da Amazônia e a primeira que participei foi em Alter do Chão, na equipe da apresentadora Patricia de Paula”, lembrou.

Ana Cláudia apresentou o evento ‘Glorioso’. Foto: Reprodução/Amazon Sat

A primeira oportunidade de ancorar, ou seja, apresentar uma transmissão, apareceu em 2010. Na época, Ana conduziu o ‘Carnaboi’, a festa carnavalesca do Amazonas. 

Ela permaneceu na apresentação dessas transmissões até 2016 e garante que aprendeu muito com a experiência. Além das transmissões dos festivais da Amazônia, a jornalista apresentou o ‘Glorioso’.

“As transmissões fazem parte da história do Amazon Sat. Claro, que isso gerou uma carga de experiência nos profissionais da empresa. Uma das coisas que eu aprendi foi trabalhar em harmonia e ter confiança nas pessoas ao meu redor, além de estar preparada para qualquer imprevisto”, 

assegurou.

Relembre as principais transmissões do Amazon Sat:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade